AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc forma 43 novos médicos em colação de grau especial e virtual

Unesc forma 43 novos médicos em colação de grau especial e virtual
Momento reuniu remotamente mais de 4 mil pessoas e se tornou histórico para a Universidade (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O sonho da tão esperada formatura em Medicina chegou. Não foi em um auditório lotado com os amigos ou em uma festa, mas sim virtual no escritório de casa. A conquista, segundo o médico recém formado pela Unesc, Maurício Faermann Barcelos, não foi menor. Pelo contrário,  representa um importante capítulo da história: na segunda-feira (4/5) ele e outros colegas iniciarão suas jornadas como profissionais no Centro de Triagem da região Central de Criciúma, atuando diretamente no combate à pandemia da Covid-19

A cerimônia especial, que entregou 43 profissionais de saúde à comunidade, foi antecipada e regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação), com o objetivo de reforçar a frente de trabalho diante da pandemia. Na Unesc, os estudantes de Medicina cursam duas mil horas a mais do que as 7.200 requisitadas pelo Ministério, o que garante segurança e qualidade para entregar estes profissionais à sociedade. “Estes agora médicos foram preparados por um grupo de 160 professores de grande experiências e competências. Nosso curso de Medicina, que completa 20 anos e que no fim de 2019, junto à Universidade, conquistou nota máxima na avaliação do MEC, entrega agora novos profissionais com uma formação completa”, destaca a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta. “Estamos certos de que oferecemos uma formação sólida e de excelência, pautada pelo compromisso de transformação da sociedade e com a construção de novos saberes, arte e culturas. Valores que reinteram a grandeza da nossa Unesc”, completa.

Diante do desafio, de um surto mundial, o egresso se mostra confiante e ressalta os seis anos de estudos, as práticas vivenciadas e os conhecimentos adquiridos até aqui.“Em primeiro lugar estamos feliz em poder contribuir. Todo acadêmico, ao ingressar na Universidade, sonha com o momento mágico de sua formatura. Nós não teremos. Mas sabemos que o momento exige isso e estamos confiantes, prontos para atuar”, afirma Barcelos.

Durante a transmissão, no canal do YouTube da Unesc TV, mais de 4 mil pessoas acompanharam o cerimonial, com direito a juramento e tudo que a colação de grau proporciona. Na casa da família Faermann, uma mãe orgulhosa não conseguiu esconder a emoção de compartilhar o momento com seus dois filhos. “É um dia gratificante, que recompensa toda a luta de cursar uma graduação de tamanha importância para a sociedade. Hoje chegamos ao fim de um novo começo. Tenho certeza de que ele não vai parar por aí”, garante Adriana Faerman. “Agora, durante o momento em que vivemos, tenho total confiança de que ele será um profissional capacitado para enfrentar os desafios que se apresentarem”, conclui. A namorada do recém formado, Nathália Zanotto Bernardi, também fez parte deste momento, acompanhando de Vacaria, no Rio Grande do Sul. 


Dia que fica marcado na história da Unesc 

Conduzida pela reitora da Universidade, a colação de grau por meio de ferramentas tecnológicas fica marcada na história da Unesc como a primeira formatura virtual em 52 anos de história. Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, o ato se faz necessário diante do cenário atual. “Este é um momento ímpar para o curso e para a Universidade, e não é porque estamos no século XXI, em plena era da tecnologia. Mas sim por uma situação que transformou o mundo. Formatura sem palco, sem aplausos, sem festas e nem abraços, com público virtual. Tudo dentro de um excepcionalidade. Porém não menos importante ou menos afetiva. Pelo contrário, traz um contexto humano, de responsabilidade, solidariedade, cidadania e amor a medicina”, enaltece. 

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, também esteve presente na cerimônia.



Formaturas virtuais 


A Unesc instituiu normas sobre cerimônias de colação de grau durante o período de isolamento social. O concluinte poderá optar pela cerimônia em sessão solene mediada por tecnologia, mediante solicitação por escrito com cinco dias de antecedência. Na formatura virtual, que terá a mesma formalidade da cerimônia solene e pública, o concluinte prestará juramento e receberá a outorga em data, horário e local designado.

O momento poderá ser realizado com a presença de mais de um curso de graduação, obedecendo-se aos critérios de agrupamento por área de conhecimento e com caráter público e acadêmico, garantindo a participação, em igualdade de condições, de todos os alunos concluintes, com traje oficial para o período de isolamento -  social ou passeio completo. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de abril de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade

Museu de Zoologia da Unesc prepara experiência virtual e gratuita para a comunidade
Conteúdo ficará disponível a partir de segunda-feira (4/5) Mais imagens

O Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc tem novidade. Na segunda-feira (4/5), durante a Semana da Extensão, o projeto virtual “Visitando o Muzoo” será disponibilizado de forma gratuita, proporcionando visitas guiadas, contando a história do local e apresentando iniciativas educacionais sobre o meio ambiente. 

Podcast |


O novo projeto terá o formato de uma série em documentário e, segundo a coordenadora do espaço, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, tem o objetivo de chegar às escolas da região por meio de ferramentas tecnológicas.  “O projeto virtual se constitui em uma coletânea de vídeos, que apresentarão o espaço em um sequência de episódios. A ideia prevê também a distribuição das criações infantis do Museu, agora apresentadas com recursos audiovisuais e com uma experiência muito mais encantadora”, conta Morgana. 

No quesito educação, a equipe do Museu vai disponibilizar vídeo aulas com momentos fiéis a uma visita presencial à Universidade. “O objetivo desta ação é dar suporte ao ensino formal, oferecer ferramentas aos professores, em todas as áreas de ensino, e possibilitar o início ou continuidade de projetos de educação ambiental na escola”, completa a coordenadora. 

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, a ação é assertiva e necessária, se destacando frente aos desafios vivenciados atualmente. “Mais do que nunca o momento pede sensibilidade, para entendermos o cenário, incentivo, para superarmos as dificuldades, e inovação para seguirmos nossa missão de contribuir com a educação e a qualidade de vida das pessoas. O projeto “Visitando o Muzoo” foi recebido com muito orgulho e alegria, pois reúne todos estes elementos. Vale destacar também que sua atuação contempla todas as idades, formando pessoas conscientes de seu ambiente de vida e transformando aqueles que buscam saber mais sobre o que nos cerca”, enaltece.

O conteúdo será disponibilizado em http://museudezoologia.unesc.net/. Saiba mais sobre a Semana da Extensão clicando aqui.

Conheça o Museu 

O Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski foi fundado em 2002, com o objetivo de ser um centro de referência na pesquisa científica, na educação ambiental e no turismo cultural. O Museu, vinculado a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, constitui-se em um espaço interdisciplinar que tem o compromisso de desenvolver ações de extensão junto à comunidade.

Mensalmente, o espaço recebe 1.500 crianças, vindas de municípios do Sul catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul. Este número soma-se aos vísitantes diários da Universidade, já que os espaços do Museu são abertos ao público e se misturam com a estrutura da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual

Semana da Extensão da Unesc debate temas dos projetos comunitários inseridos no cenário atual
Situação de catadores em tempos de Covid19 será abordada na palestra online de abertura (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”. A frase célebre do educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, traduz bem o que o conhecimento faz. Os ensinamentos dele subsidiam diversas ações da Universidade, e quando o assunto é ligação com a comunidade não é diferente. A Unesc possui hoje mais de 200 projetos de extensão, desenvolvidos por professores e alunos nos diversos municípios da Amrec e da Amesc. Eles serão a base das atividades da Semana da Extensão, que iniciará neste sábado (2/5) e seguirá até 8 de maio. Neste ano, o evento será totalmente online, com palestras, oficinas, capacitações e visitas virtuais e fará uma conexão entre os assuntos trabalhados pelos projetos e o cenário atual com a pandemia de Covid19.

A programação do evento vai abrir sábado, às 19 horas com a palestra “A situação das catadoras e catadores em tempos de Covid19: Uma análise desde o contexto local ao global”, transmitida pelo canal da Unesc TV no YouTube. O tema vai ser abordado pela doutora em Ciência Política e pesquisadora da Wiego (uma rede global focada em garantir meios de subsistência para os trabalhadores pobres, especialmente mulheres, na economia informal), Sônia Maria Dias, e pelo professor da Unesc, doutorando em Ciências Ambientais e pesquisador sobre inclusão social de catadores, Mário Ricardo Guadagnin. O professor ainda coordena o projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária.

Guadagnin chama a atenção para o fato de que no cotidiano das cidades há um número considerável de trabalhadores urbanos que tiram sua sobrevivência do exercício da profissão de catador de materiais recicláveis. A preocupação maior é evitar que a Covid19 seja levada das casas de pessoas contaminadas para as ruas e para os galpões de separação e triagem das associações e cooperativas e ou para as residências dos catadores autônomos. “Neste momento há um processo de invisibilidade sistêmica desta população. Para superar o novo desafio de sobreviver entre ruas e avenidas das cidades sem acesso ao material reciclável e, portanto, sem renda, os grupos de catadores precisam contar com o apoio de algumas organizações”, comenta.

No webinar de sábado, questões como quais ações efetivas estão sendo realizadas para atender os catadores e trabalhadores da base da cadeia de reciclagem e o que pode ser feito durante a pandemia para auxiliar catadores e outros trabalhadores informais serão levantadas e discutidas.

Programação variada

As palestras irão abordar assuntos como o uso do aplicativo Palma Escola na alfabetização mediada por tecnologias da informação e comunicação; violência de gênero contra mulheres em tempos de isolamento social; empreendedorismo; cuidados com o cuidador; gestão de cursos na agricultura familiar; compostagem domiciliar e filosofia para crianças. Todos os encontros online serão ministrados por professores da Unesc e profissionais convidados.

A Semana da Extensão contará ainda com oficinas de arte e cultura e visitas virtuais a espaços de criação e produção de artistas como o professor da Unesc, Sérgio Honorato, Letícia Garcez e Marina Guidi. O visitante da página do evento poderá ainda conhecer os projetos de extensão desenvolvidos pela Unesc em áreas como saúde, educação, direito, tecnologia e empreendedorismo. Os museus de Zoologia e da Infância também estão com atividades especiais agendadas, assim como o Centro de Documentação e Memória da Unesc (Cedoc).

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, lembra que com a pandemia do corona vírus, estamos vivendo um novo cenário, com períodos de distanciamento social que repercutem na relação entre as pessoas. Para ela, essa nova realidade traz consigo uma oportunidade de ressignificarmos, sermos criativos, reinventarmos e transformarmos o cenário que se apresenta.

“Movida pelo desejo de contribuir com esta transformação e aliada a comemoração do Dia da Extensão, uma equipe com pessoas de diversos setores da Unesc, professores e acadêmicos extensionistas, pensou em compartilhar de forma virtual parte do que a Universidade faz de tão lindo junto à comunidade. Será uma semana permeada por inúmeras possibilidades e ainda teremos momentos de encantamento vinculados à arte e cultura, museus e projetos. Os participantes poderão interagir, especialmente nas palestras e oficinas realizadas em tempo real. Serão momentos de trocas experiências e, sobretudo, muito aprendizado”, afirma.

Saiba mais

O Dia da Extensão é comemorado em 2 de maio. Em 2020, ela marca os 23 anos do falecimento de Freire, reconhecido mundialmente por suas contribuições ao processo de educação de trabalhadores e pela defesa de uma prática educativa que dialoga com a realidade das pessoas

Programação completa e inscrições 

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2020 às 16:10
Compartilhar Comente

Condições ergonômicas do home office exigem atenção

Condições ergonômicas do home office exigem atenção
Profissional da Unesc alerta para necessidade de atenção à cuidados básicos que possam evitar reflexos negativos no corpo pós-quarentena (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O cuidado com as condições ergonômicas nos mais variados espaços de trabalho é uma necessidade constante de atenção nas empresas. No período de pandemia mundial em que grande parte dos trabalhadores desenvolvem suas atividades no ambiente doméstico, no entanto, nem sempre as condições disponíveis são favoráveis para tantas horas de atividade. É preciso adaptar e utilizar o que está disponível, mesmo quando este não é o mais adequado. Pensando nisso, a professora doutora em Ergonomia, Barbara Regina Alvarez, alerta para a importância de ações que possam minimizar os prejuízos sentidos no corpo diante da situação.

Entre os principais problemas relatados no trabalho em casa, conforme a professora, está a utilização de mesas e cadeiras inadequadas, no caso de atividades que utilizam o computador de forma constante. “É raro quem tenha em casa cadeiras adequadas para esse tipo de atividade e que tenha uma boa sustentação para tantas horas de trabalho em frente à tela”, comenta.

Neste caso a indicação da profissional é de um ajuste simples que pode evitar dores nas costas, especialmente na região lombar. “Colocando um suporte nessa região e tendo atenção na permanência da postura neutra, a qual conduz um bom alinhamento do abdômen e do tronco. A cabeça deve ficar numa posição equilibrada para minimizar a sobrecarga na musculatura cervical. Desta forma já podemos evitar uma postura muita curvada para frente, que prejudicará a cervical e a lombar”, explica.

Com a utilização de notebooks ou outros tipos de aparelhos, de acordo com Bárbara, a atenção com a postura e o cuidado em realizar pausas frequentes para alongamento de braços e pernas é ainda mais importante. “São equipamentos já com teclados e telas reduzidas que exigem uma postura diferente e que não seriam tão adequadas para um período intenso de trabalho. Sabendo que há essa necessidade, o que podemos fazer para evitar ou minimizar os prejuízos ao nosso corpo é nos policiarmos para realizar uma para de dez minutos a cada hora, ou fraciona-la em duas paradas de cinco minutos”, indica a doutora.

Em vídeo produzido pela Unesc TV a especialista mostra algumas dicas de como se portar de forma correta na cadeira utilizada para o trabalho, além de alguns alongamentos utilizando uma barra fixa que pode ser instalada em casa.

Além dessas opções, Bárbara aponta outras opções de alongamento consideradas importantes para a coluna, braços, pernas e até para os olhos:

- Deitar no chão apoiando as costas e abraçar os joelhos;

- Estender braços para cima estendendo-os de um lado para outro;

- Tirar o olhar da tela de trabalho e leva-lo ao horizonte. Focar em diferentes distâncias para também exercitar os olhos;

- Evitar a utilização de fones de ouvido por mais de três horas ao dia; caso haja a possibilidade, optar pelos modelos que contam com concha e deixam o ouvido mais confortável;

- Realizar caminhadas utilizando todas as formas de prevenção, aproveitar o quintal para algum exercício ou até utilizar as escadas do prédio, para, de alguma forma, exercitar e estimular o corpo.

- Todas as atividades devem ter atenção à respiração

Confira o vídeo da professora:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 17:27
Compartilhar Comente

Unesc inicia novos serviços de apoio aos profissionais de saúde e comunidade interna

Unesc inicia novos serviços de apoio aos profissionais de saúde e comunidade interna
Interessados podem participar de forma gratuita (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da pandemia, contam com novos serviços da Unesc para cuidar do corpo e da mente. As iniciativas “Cuidando de quem cuida” e “Terapias Alternativas” somam-se ao “Programa Acolher Unesc Covid-19”, com o objetivo de zelar pela saúde das pessoas. Os novos projetos também são oferecidos aos professores e funcionários da Instituição. 

Coordenado pelo curso de Enfermagem, “Cuidado de quem cuida” promove encontros diários e gratuitos, todos os dias da semana, por meio de ferramentas virtuais. Reik, relaxamento mental e físico e escuta qualificada integram a programação. “O planejamento da iniciativa buscou atender os horários 12h30 e 22h30, identificados por meio de uma pesquisa como os mais adequados aos profissionais da saúde”, explica a coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo.

Ela completa ressaltando a importância do profissional, imerso em uma rotina de luta neste momento de pandemia, buscar este momento para cuidar de si. “No horário de intervalo, ele poderá ter uma palavra de conforto, orientação sobre uma técnica relaxante e uma prática alternativa como o Reiki. Minutos de grande importância para sua saúde ”, afirma. 

Confira a programação 

Segunda-feira - Escuta qualificada 
Terça-feira - Reiki
Quarta-feira - Técnicas de relaxamento 
Quinta-feira - Escuta qualificada 
Sexta-feira - Técnicas de relaxamento 
Sábado - Reiki
Domingo - Escuta qualificada 

Para participar basta clicar aqui e guardar o link para os horários definidos na agenda acima. 

Atendimento presencial 

Em alternativa aos serviços online, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) atuará de forma presencial, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, com sete especialidades nas “Terapias Alternativas” e atendimento psicológico.

Massoterapia, terapia manual, relaxamento, auriculoterapia, aromaterapia, imposição de mãos, e barra de access serão oferecidos gratuitamente. “As iniciativas tiveram origem em uma leitura do cenário e a percepção de que os colaboradores e profissionais da saúde precisavam de apoio, tanto nas questões que melhorem a qualidade de vida, quanto a uma escuta qualificada presencial”,  destaca a coordenadora das Clínicas Integradas e do CER, Mágada Tessmann.

Para agendar uma avaliação, que antecede o atendimento, o interessado deve entrar em contato no telefone (48) 3431-4538. 

Conheça o Programa Acolher Unesc Covid-19

Disponível para toda a comunidade, com a finalidade de oferecer acolhimento e apoio psicológico para as pessoas em situação de sofrimento psíquico por conta do isolamento social, o Programa Acolher Unesc Covid-19 é mais uma ação da Universidade, que coloca sua equipe à disposição da comunidade unindo esforços ao combate à pandemia que o mundo enfrenta.

Estarão disponíveis, no total, 36 psicólogos vinculados ao curso de Psicologia, ao programa de mestrado em Saúde Coletiva, ao programa de Residência em Saúde Coletiva e ao Acolher Unesc, ação lançada em 2019 como foco no atendimento aos estudantes e, diante do cenário atual, ampliado em novo formato para toda a comunidade

O serviço pode ser acessado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, pelo contato (48) 99644-1887.

Para solicitar o atendimento de escuta psicológica qualificada, o usuário do serviço deve enviar uma mensagem de texto na ferramenta Whatsapp, dizendo “Oi” e escolhendo, em seguida, a opção 5.

Todos os profissionais da Universidade envolvidos no projeto são cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia.  Os atendimentos são gratuitos e garantem o sigilo e as normas éticas de atendimento online.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 15:19
Compartilhar Comente