AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc promove novas palestras gratuitas online

Unesc promove novas palestras gratuitas online
Eventos tratam de diferentes temáticas nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc coloca à disposição das comunidades interna e externa seu conhecimento de forma gratuita. Nesta semana a Universidade promove novas palestras online com a abordagem das temáticas “Peiex Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense”, nesta terça-feira (31/3); “O que é a doença de Alzheimer”, nesta quarta-feira (1/4); "Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse", na quinta-feira (2/4) e "Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa", na sexta-feira (3/4).

As quatro palestras estão com inscrições abertas e contarão com a emissão de declaração para computar como horas complementares para acadêmicos da Universidade.

Nesta terça-feira o foco será voltado à apresentação do Programa de Qualificação para a exportação, Peiex Criciúma, e o Impacto no Sul Catarinense. A transmissão terá como palestrante o profissional Deivson Althaus e participação da empresa Celucon, uma das participantes do Programa.

Na quarta-feira as informações serão apresentadas pela professora Josiane Budni, pesquisadora em torno da temática da doença de Alzheimer e na quinta-feira a palestra tem comando da professora Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que abordará Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse em situações adversas.

Já na sexta-feira será realizada a segunda edição da palestra Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa com o professor Abel Corrêa de Souza. A atividade já foi ministrada de forma virtual na última semana, porém, devido ao grande número de inscritos e a falta de vagas para todos na primeira edição, mais uma vez Abel abordará o assunto. Nesta edição a temática contará ainda com explicações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelo Ministério da Economia em parceria com bancos e cooperativas de crédito, com recursos provenientes do BNDES, para socorrer empresas impactadas pelo coronavírus.

Os participantes que fizerem a inscrição receberão, no dia da palestra em questão, um link que direcionará para a sala virtual.

Inscreva-se:

31/3 - PEIEX Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense 

1/4 - O que é a doença de Alzheimer

2/4 - Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse

3/4 - Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Santander oferece cinco bolsas para alunos da Unesc

Santander oferece cinco bolsas para alunos da Unesc
Processo seletivo para o Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades segue em aberto até o dia 12 de abril (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos de cursos nas modalidades presencial ou de Ensino a Distância da Unesc têm a oportunidade de conquistarem uma das cinco bolsas oferecidas pelo Santander. Trata-se do Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades, ação que mais uma vez contemplará estudantes com auxílio de R$ 300 mensais ao longo de 12 meses.

As inscrições para concorrer a uma das bolsas de estudo seguem em aberto até o dia 12 de abril por meio do site becas-santander.com.Elas devem ser enviadas ainda para o e-mail iro@unesc.net com a ficha de inscrição e as cópias do RG e do CPF em formato PDF.

Podem concorrer alunos regularmente matriculados, que estão cursando as disciplinas, sem trancamento, desistência ou infrequência. O acadêmico deve ainda comprovar renda por membro da família é de até três salários mínimos.

Conforme o Edital do programa, o critério levado em consideração é a Média Geral do Histórico de Graduação do candidato, que será informada pela Secretaria Acadêmica à Pró-reitoria Acadêmica.

O resultado preliminar dos classificados será divulgado no dia 30 de abril e os valores começam a ser repassados a partir do mês de julho de 2020.

O edital completo do Programa de Bolsas Nacionais do Santander Universidades pode ser encontrado no site da Unesc e acessado por aqueles que quiserem conhecer mais detalhes do processo.

Oportunidade extra

Todos os acadêmicos inscritos no Programa serão contemplados com um curso de inglês on-line, com duração de 30 dias a partir de seu cadastro na plataforma. A oportunidade é oferecida pela EF English Live e aqueles que tiverem maior e melhor índice de engajamento, sendo frequência e desempenho, durante a das aulas terão a chance de receber uma Bolsa Santander Graduação, cujo critério de concessão será definido pelo Santander. Essa é uma oportunidade extra e contemplará alunos que eventualmente não tiverem sido contemplados pelo processo seletivo da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente

Unesc trabalha na produção de respiradores mecânicos para auxiliar serviços de saúde

Unesc trabalha na produção de respiradores mecânicos para auxiliar serviços de saúde
Este é o sétimo projeto da Instituição em benefício da comunidade desde o início da pandemia Mais imagens

Com o objetivo de auxiliar a atuação dos serviços de saúde diante da pandemia de coronavírus, a Unesc está desenvolvendo protótipos de respiradores mecânicos. Este é o sétimo projeto da Instituição em benefício da população desde de que a pandemia chegou ao Sul de Santa Catarina. A iniciativa está sendo elaborada em conjunto pelo curso de Engenharia Mecânica, reitoria da Universidade e Mestrado em Saúde Coletiva. A expectativa é que os itens possam ser entregues em 15 dias, em conformidade com a disponibilidade de peças.

O professor da Unesc Adriano Bernardin lidera a implementação do projeto. Ele explica que o foco é prestar apoio diante do maior problema causado pelo vírus: a falência dos pulmões. “O protótipo terá baixo custo, será confiável e atenderá às necessidades das equipes de UTI que enfrentam a pandemia do coronavírus. Para auxiliar no tratamento são necessários respiradores, que, dependendo do número de vítimas que os necessitem, não serão suficientes nas unidades de tratamento intensivo da região. Frente à urgência, o curso vislumbrou duas alternativas. Em ambas ideias, a consideração principal é a saúde e necessidades fisiológicas do paciente, sendo que cada sistema tem suas vantagens sobre o outro”, esclarece.

Em etapa de aprimoramento, um dos modelo foi proposto em projeto aberto pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e o outro pensado pelo grupo da Instituição. “Estamos verificando as necessidades de operação do equipamento com uma equipe médica, que usa um exemplar similar e propõe ajustes para os detalhes, seguindo os padrões de normalização e segurança do equipamento”, explica o coordenador de execução, professor Fábio Souza.

“Nos dois casos, podemos dizer que estamos verificando qual a tecnologia mais adequada em função do que uma equipe médica necessita, pois sistemas muito simples tem enfrentado problemas de operação”, completa Souza.

Também colabora com o projeto o professores Adilson Souza, com consultoria do professor pesquisador e presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento e Prevenção da Unesc, doutor Felipe Dal Pizzol, que é médico e atua em Unidades de Terapia Intensiva. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 20:55
Compartilhar Comente

Em formato virtual, Diálogos Unesc tira dúvidas de estudantes durante a quarentena

Em formato virtual, Diálogos Unesc tira dúvidas de estudantes durante a quarentena
Por teleconferência, rodada de reuniões reunirá alunos por áreas do conhecimento: Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidades, Ciências e Educação; Ciências, Engenharias e Tecnologias Mais imagens

Graças à tecnologia, a comunidade acadêmica da Unesc tem mantido contato frequente durante a pandemia de coronavírus. Em formato virtual, teve início na tarde desta segunda-feira (30/3) mais uma edição do Diálogos Unesc, iniciativa da atual gestão para aproximar alunos, docentes e reitoria.

A primeira teleconferência reuniu quase 150 participantes dos cursos da Saúde, entre estudantes, professores, coordenadores e reitoria. Foram mais de duas horas de diálogo, com perguntas e respostas, além de elogios, sugestões e reivindicações dos alunos.

“A pandemia de Covid-19 alterou a rotina de pessoas no mundo inteiro, na Unesc não foi diferente. Para sanar as dúvidas crescentes de nossos estudantes, optamos pela realização do Diálogos Unesc em formato virtual. Além de bem sucedida, foi uma experiência prazerosa, pois conseguimos "matar a saudade" de nossos estudantes neste período de distanciamento”, comentou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

O próximo encontro ocorre nesta segunda-feira à noite, às 19h30min, com estudantes e docentes dos cursos da área de Ciências Sociais e Aplicadas. Nesta terça-feira (31) é a vez dos cursos das áreas de Humanidades, Ciências e Educação, às 15 horas, e das Ciências, Engenharias e Tecnologias, às 19h30min.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 18:47
Compartilhar Comente

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc

Últimos ajustes para o início das aulas mediadas por tecnologias na Unesc
Reitoria e coordenadores de cursos estiveram em teleconferência na manhã desta segunda-feira (30/3) Mais imagens

Após 13 dias de aulas suspensas por conta da quarentena em prevenção ao coronavírus, a Unesc se prepara para iniciar as aulas mediadas por tecnologias digitais nesta quarta-feira (1º/3). Na manhã desta segunda-feira (30/3) reitoria e coordenadores de cursos estiveram reunidos em teleconferência para o ajuste dos últimos detalhes.

Para garantir a excelência do ensino ofertado pela instituição, que é reconhecida com conceito máximo do MEC (Ministério da Educação), a Unesc ampliou os investimentos em tecnologias digitais, bem como em assessoria pedagógica para apoio e suporte aos estudantes neste período de distanciamento.

As aulas em ambiente virtual serão síncronas e assíncronas. Síncrona é quando a atividade acontece online e em tempo real, com professores e estudantes conectados simultaneamente. Já assíncrona significa que pode ser realizada em qualquer tempo e em qualquer lugar.

“O Ambiente de AVA (Aprendizagem Virtual) está preparado para receber nossos alunos. Nele os professores vão disponibilizar planos de estudo, com conteúdos; materiais de leitura; vídeos; atividades semanais; bem como links e orientações para o acesso às aulas ao vivo”, explica a Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

Coordenadores e professores estão preparados para tirar todas as dúvidas dos estudantes, que poderão contar ainda com uma ampla equipe de suporte pelo email: suporteonline@unesc.net e WhatsApp 99644-1887.

“A tecnologia e a inovação estão presentes em todas as áreas do conhecimento. Esta é uma grande oportunidade para nossos docentes e alunos vivenciarem uma nova experiência formativa. Peço aos alunos resiliência, pois, juntos, iremos transpor as dificuldades impostas pela pandemia”, motiva a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Canal de comunicação exclusivo para alunos

Para reforçar a comunicação entre gestão e estudantes neste período de pandemia, a Unesc lança um novo canal informativo. Na página unesc.net/covid19estudantes serão concentradas todas as informações relevantes direcionadas aos alunos. Além de textos e fotos, vídeos e seção de perguntas e respostas estarão disponíveis.

Reposição de aulas

Vale lembrar que as aulas do período de suspensão das atividades, entre 17 e 31 de março, serão repostas entre 13 e 27 de julho. Por conta disso, o recesso previsto para o mês será reduzido para adequação do calendário acadêmico.

Paula Darós Darolt - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2020 às 15:42
Compartilhar Comente