AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc encerra 2021 sendo vanguarda no modelo de ensino de qualidade com interlocução em novas experiências

Unesc encerra 2021 sendo vanguarda no modelo de ensino de qualidade com interlocução em novas experiências
Unesc encerra 2021 sendo vanguarda no modelo de ensino de qualidade com interlocução em novas experiências Mais imagens

Intensa, pujante, dinâmica, resiliente, protagonista, criativa e transformadora. Essa é a Unesc que nos seus 53 anos se conecta e mostra tudo o que ela tem, apresenta, representa e contribui para toda a região, estado e país. O ano de 2021 mostrou um cenário desafiador, onde o planejamento das ações foi fundamental para a garantia na qualidade do ensino e na prestação de serviço de excelência. Vieram novos cenários, novos estudos e, com eles, muitos prêmios, conquistas e novos projetos.

“Nossa avaliação é muito positiva, no sentido de que a Unesc, mais uma vez, manteve seu compromisso institucional e esteve ao lado da comunidade e cumpriu seu papel no desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental de toda uma região. Tivemos a entrega do Plano de Desenvolvimento da Amrec, lançamos o da Amesc, e chegamos ao final do ano com o Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc. São grandes conquistas da instituição que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo”, enalteceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta. 

Ao longo do ano, a instituição ofertou mais de 850 campos de estágio e locais de prática, 120 laboratórios de ensino, 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizaram uma formação completa e transformadora.

Além de primar pelo ensino, pela pesquisa, pela extensão, de oportunizar um crescimento expressivo para o Colégio Unesc, a instituição implantou a Escola Técnica de Qualificação Profissional, avançou no Ensino à Distância e na pós lato-sensu com a parceria com a UOL EdTech.

“Investimos em tecnologia, cuidamos da vida de nossa comunidade acadêmica, seguimos com a vida acadêmica em atividade dentro dos modelos de segurança, ampliamos de modo muito significativo o diálogo com toda a comunidade acadêmica. Tudo isso com o trabalho irretocável de toda a nossa equipe”, enumerou Luciane.

Unesc como potencializador do desenvolvimento

Dentro das conquistas em 2021, esteve a entrega do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado pela Unesc em parceria com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) para a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), e a captação de recursos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O Sebrae/SC é parceiro desse grande projeto que foi lançado em dezembro e que será desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022. O ano ainda será marcado por 16 Planos que incluem um regional e 15 municipais para a região da Amesc.

Parcerias de sucesso

Este ano, a Unesc também firmou várias parcerias. Uma delas foi com Instituto Mix. A partir do convênio, as franquias do Instituto Mix distribuídas por todo o território nacional passarão a oferecer, além dos tradicionais cursos profissionalizantes, opções em graduação no modelo EaD com a marca da Unesc. A projeção inicial é de que o ensino da Universidade seja levado para 150 franquias do Instituto, que se tornarão também polos da Unesc pelo país.

A parceria entre a Universidade e o Criciúma Esporte Clube, firmada no início do ano, tem permitido uma ampla colheita de frutos. Para isso a Unesc coloca à disposição do clube a sua expertise na saúde e em diversas áreas, com ofertas de atividades que incluem os cursos de medicina, odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física, administração, direito, serviço social e ciência da computação. Ao dispor dos atletas estão laboratórios de especialidades nas áreas de saúde, com profissionais capacitados no esporte e a sustentação e orientação necessárias para a formação dos jovens.

Chancela da atual gestão

Em uma votação histórica, a reitora Luciane Bisognin Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve assumiram a responsabilidade de comandar a instituição por mais quatro anos. Foram 8.786 votos, 97% dos votos válidos, em uma eleição com recorde de aprovação e ainda mais compromissos firmados para o futuro da maior instituição comunitária de ensino da região.

“Este, sem dúvidas, foi um momento muito importante em 2021. A aprovação nas urnas nos mostra que temos credibilidade e confiança do nosso maior patrimônio que é a comunidade acadêmica. O resultado também nos dá ainda mais responsabilidade para continuarmos a executar o trabalho com transparência e compromisso, afinal, a Unesc não tem dono, ela é de toda sociedade e precisa ser resguardada”, pontuou Ceretta.

Mais bolsas de estudos

A conquista no aumento significativo de recursos para as bolsas de estudo na universidade foi muito comemorada em 2021. Somente neste ano, foram investidos pelo Governo do Estado no programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), R$ 467,3 milhões. São mais de 35 mil estudantes contemplados, a partir do investimento.

“O Uniedu transcende e muito a concessão do acesso e permanência ao ensino superior. Em Santa Catarina, 90% dos recursos são destinados para as Instituições Comunitárias, justamente por conta da sua natureza. Esse investimento, além de ser importante para o aluno, é também para a sociedade, por meio dos tantos serviços oferecidos”, destacou a reitora Luciane.

Cita-se também o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), um programa da Unesc e do CNPq que tem como foco em despertar no acadêmico o interesse pela pesquisa científica e incentivar potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, o Programa de Iniciação Científica do Artigo 170 (PIC) do Governo do Estado e a Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Isso se dá graças aos avanços das linhas de crédito para os bolsistas, e os investimentos que a Unesc tem feito constantemente com fomento e apoio, por meio de bolsas de iniciação científica. Resultado disso:  professores e alunos altamente qualificados.

Prêmios

O ano também foi de muitos prêmios para a Unesc, a Universidade Comunitária. Um deles, foi o destaque com o prêmio de responsabilidade social, concedido pela Assembleia Legislativa, por sua forte capacidade de agir por meio de projetos que buscam melhorar a vida das pessoas, em especial àqueles desenvolvidos no período da forte crise sanitária.

A Unesc também recebeu o prêmio Universidade Empreendedora, classificando-se entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil e o prêmio Top of Mind, promovido pela NSC Comunicação e Instituto Mapa, por ser a marca de instituições de ensino superior mais lembrada.

Pesquisador destaque

A Unesc, ao longo dos anos, tem investido em ciência e pesquisa como uma das importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas, e tem, por isso, grandes pesquisadores. Na área de ciências da vida, o professor Felipe Dal Pizzol é uma das grandes referências. Neste ano, ele entrou para o ranking dos pesquisadores mais influentes da América Latina apurado no AD Scientific Index, um sistema internacional de aferição da produção científica. Felipe apareceu em 102º lugar entre os pesquisadores do Brasil e em 138º entre os latino americanos.

Foi também um dos três pesquisadores destacados em todo o Brasil no Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação/Prêmio Professor Francisco Romeu Landi. Vencedor da etapa estadual do prêmio, o professor foi o terceiro colocado na disputa nacional, com pesquisadores de alto nível de todo o país dentro da categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, classe que incluía as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde.

Inovação chega com força total no processo de ensino aprendizagem

O intenso movimento institucional chega para potencializar diferentes segmentos da Universidade e conectá-los ainda mais ao contexto regional, nacional e internacional. Dentre as diferentes estratégias que compõem este ecossistema está a utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo e colaborativo, nos quais estão os chamados Hubs de Inovação, o Laboratório de desenvolvimento de talentos (Talent Lab), o crescimento do empreendedorismo universitário por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a jornada empreendedora, a criação do Pin – projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade; o Inova Junior e ainda a incubação e aceleração de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além disso, os espaços de aprendizagem atuais, como as Clínicas Integradas da área da saúde; os laboratórios de ensino das engenharias; o Laboratório de Extensão e Pesquisa em Educação, o Centro de Práticas Jurídicas e Contábeis e demais espaços de aprendizagem da Universidade serão ainda mais potencializados e conectados com o ecossistema externo.

Conforme a reitora, o papel de cada um dos professores que recebe os estudantes na primeira fase e tem a missão de encantá-los, é de fundamental importância como inspiração para a carreira que ali se inicia. “Os professores fazem parte de um movimento histórico dentro da Universidade e que só é possível graças à confiança em um time qualificado e extremamente dedicado. Ao encantar nossos estudantes com o modelo de Graduação Multi, serão exemplo para que eles também almejam seguir a vida de estudo constante nos anos vindouros”, salientou.

Perspectivas para 2022

Para o próximo ano, a Unesc já está preparada para mais um intenso processo de reinvenção, a Graduação Multi, um novo modelo que promoverá ainda mais contato do acadêmico com a prática desde as primeiras fases. Será aplicado já no primeiro semestre de 2022, junto do Inova Unesc, conjunto de ações da Universidade com foco na inovação, como contou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“A Unesc trouxe novos olhares em um ecossistema que conecta ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, comunidade, setor público, setor produtivo e tantos outros segmentos que preparam o aluno com um olhar ainda mais dinâmico, interligado ao mercado e, por meio das experiências, preparado para solucionar problemas complexos”, ressaltou a reitoria, que está na sua segunda gestão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de dezembro de 2021 às 15:00

Escolas que participaram do ViverCom recebem computadores da Unesc

Escolas que participaram do ViverCom recebem computadores da Unesc
Instituições tiveram oficinas educativas e intervenções ao longo do ano (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

A Unesc está entregando nesta quarta-feira (22/12) computadores para as instituições de ensino que participaram do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) da Unesc, que conta com acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), vinculados ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Ao todo, 10 escolas das regiões carbonífera e do extremo Sul, em Criciúma, Içara, Siderópolis, Araranguá, Sombrio e São João do Sul, foram beneficiadas com a atividade neste ano.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, pontuou que a ação prática confirmou a importância das intervenções nas comunidades. “As unidades escolares receberam oficinas educativas e, em uma segunda etapa, a intervenção presencial de embelezamento realizado pela Universidade, mais doação de materiais e equipamentos para as instituições que estão recebendo neste momento”, contou. “Estamos entrando em contato com todas elas, para virem aqui na Universidade, e receberem o chromebook, comentou Fernanda.

Na tarde desta quarta-feira, os diretores das escolas de Criciúma Irmã Edviges e João Frassetto, além da escola de Içara Antônio Colonetti, e José do Patrocínio do município de Siderópolis, assinaram o termo e receberam os equipamentos que vai auxiliar nas atividades escolares.

A terceira etapa do ViverCom será a elaboração de um e-book com todas essas experiências. “A Universidade contou, neste ano, com 470 bolsistas envolvidos”, complementou.

A assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, professora Sheila Martignago Saleh, e o professor Diogo Pereira Morais, que representou a Diretoria de Extensão como assessor, acompanharam a entrega.

Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por leis municipais.

O programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante e bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de projetos de intervenção abrangendo todas as Regionais de Educação.

Escolas participantes

Também participaram das intervenções neste ano, as escolas Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), Antônio Milanez Neto e João Dagostim (Criciúma), Salete Scotti dos Santos (Içara), Macário Borba (Sombrio) e Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2021 às 16:51

Trupe Marias encanta colaboradores na Unesc

Trupe Marias encanta colaboradores na Unesc
Projeto realizado em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma abordou significados do Natal (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A música, as cores e todo o perfil lúdico da Trupe das Marias, grupo que reúne oito mulheres artistas de Criciúma, encantaram colaboradores da Unesc nesta quarta-feira (22/12). As “marias” chegaram no hall do prédio da Reitoria da Universidade e foram chamando a atenção de quem passava.

A ação faz parte do projeto Natal 2021, Um Presente para Criciúma, realizado em parceria com a Fundação Cultural de Criciúma.

Representando a reitoria da Universidade, a pró-reitora Gisele Coelho Lopes agradeceu a visita da Trupe e a mensagem deixada à equipe da Instituição. “Vocês iniciaram a apresentação questionando sobre o que nós fizemos neste ano. Essa é uma importante reflexão para este momento para analisarmos nosso trabalho feito em 2021 e projetarmos nosso papel para 2022”, destacou Gisele, acrescentando a importância da arte e da cultura para a sociedade.

Conforme o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma, Clairton Rosado, que acompanhou a ação na Unesc, a apresentação foi uma forma de agradecer a parceria estabelecida ao longo de todo o ano com a Universidade. “ A Trupe homenageia nossas tantas ‘Marias’ que trabalham pela cidade, como na Universidade, onde temos também o exemplo tão lindo de mulheres que lideram, provocam nascimentos e enfrentam todas as gestações possíveis e nos presenteiam com tanta dedicação”, comentou.

A Trupe fará apresentações às 16h30 no Hospital São José e às 18h30 na Praça Nereu Ramos nesta quarta-feira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2021 às 15:39

Professoras do curso de Farmácia representam a Unesc na Alesc

Professoras do curso de Farmácia representam a Unesc na Alesc
Flávia Rigo, Sílvia Dal Bó, Marília Schutz Borges e Carla Maragno, estiveram participando da mostra de resultados do Observatório da PICS (Foto: Divulgação) Mais imagens

As professoras do curso de Farmácia da Unesc, Flávia Rigo, Sílvia Dal Bó, Marília Schutz Borges e Carla Maragno, representaram,  através do Núcleo Sul, a Universidade na mostra de resultados do Observatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-PICS), realizada na última quinta-feira (16/12) no Plenarinho da Assembléia Legislativa de Santa Catarina(Alesc). 

Na oportunidade foram apresentados os avanços alcançados pelo OC- PICS entre os anos de 2019- 2021, assim como foram traçadas as estratégias para 2022 e 2023. A ideia principal do OC-PICS é divulgar as práticas integrativas como uma estratégia integral de saúde e promover capacitações em equipes de saúde pública junto às Secretarias municipais de saúde da região Sul.
Em 2019, a Alesc aprovou a Lei 17.706 que regulamenta as PICs no Estado e impulsiona o que já estava previsto em nível federal. A autoria da proposta foi do deputado Padre Pedro Baldissera, que atua como coordenador do Fórum das Práticas Integrativas e Complementares do Legislativo, além de participar da articulação do observatório.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da Unesc, Silvia Dal Bó, o evento deixou as integrantes do Núcleo Sul, motivadas com muita energia. “As conexões que realizamos foram muito proveitosas. Tivemos a nítida impressão de que estamos todos caminhando juntos e trabalhando em equipe, em prol de um cuidado integral e mais humanizado aos pacientes. É um orgulho representar a nossa Unesc no OC-PICS”, declarou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2021 às 14:15

Unesc entrega premiação aos finalistas do Inova Jovem e Feira da Inovação

Unesc entrega premiação aos finalistas do Inova Jovem e Feira da Inovação
Alunos e acadêmicos ganharam produtos eletrônicos e bolsa de estudos da Universidade (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Os grandes vencedores do Inova Jovem Unesc/2021, anunciados no mês passado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, foram premiados nesta segunda-feira (20/12), no hall do Bloco Administrativo.

Os cinco integrantes das equipes Rodobelt’s, do Senai/Sesi Escola S de Criciúma, campeões com a ferramenta de separação das tampas por cores, receberam das mãos da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Silveira Coelho Lopes, e do professor e gerente de Inovação, Oscar Montedo, bolsas de graduação na Universidade por um semestre nos cursos escolhidos, além de dois Apple iPad 7ª geração e, ainda, três fones de ouvidos JBL. A escola recebeu o troféu de instituição Destaque.

Os vice-campeões, os alunos da equipe Solucionáveis, do Colégio Sagrada Família, foram agraciados com bolsas de estudo e com a Alexa, uma assistente virtual da Amazon. Os terceiros colocados da equipe Visão Diferenciada, da Escola de Ensino Básico Professora Maria da Glória Silva, de Içara, além das bolsas de ensino, também ganharam fones de ouvido da JBL.

Segundo o capitão da equipe campeã, Mateus Fernandes Minotto, da Escola S, a premiação vem para fechar com chave de ouro a conquista do título do Inova Jovem 2021. “Estamos muito felizes porque trabalhamos muito em cima de pesquisa e no desenvolvimento do protótipo da Rampa Seletora. Nossa equipe é fantástica e tudo que conquistamos até aqui foi fruto de muita determinação e entrega. Estamos muito felizes por receber esses prêmios”, comemorou.

O professor e gerente de Inovação, Oscar Montedo, destacou a importância desses projetos que buscam incentivar os alunos a inovarem. “Hoje nós encerramos o ciclo do Inova Jovem, um programa voltado ao desenvolvimento de lideranças, por meio da apresentação de ideias inovadoras para um problema que foi posto. Esse programa tem uma importância muito grande para nós porque é uma contribuição da instituição para estimular a Inovação, o espírito criativo e o desenvolvimento de lideranças. Nós ficamos muito felizes, muito satisfeitos com os resultados obtidos e acreditamos que a Unesc deu um passo importante no sentido de desenvolvimento da nossa sociedade, cumprindo seu papel”, destacou

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a Unesc, está concluindo o ano de 2021 com a sensação de dever cumprido. “Recentemente, tivemos o reconhecimento nacional, por meio da Brasil Júnior, como uma das Universidades mais empreendedora entre as não-estatais. Estamos entre as cinco Universidades mais empreendedoras e, esse trabalho, o Nova Jovem, combinado com esse reconhecimento nacional, coloca a instituição como destaque no Brasil. Isto deve-se a todo o protagonismo dos seus projetos e de todo o ecossistema de inovação. Encerramos o ano, não com a sensação, mas com a consciência do lugar que nós estamos e da relevância dos projetos que nós realizamos que são de altíssima qualidade”, declarou.

Também foram entregues aos membros da equipe da plataforma “psiU”, vencedora da 8ª edição da Feira de Inovação da Unesc, realizada dentro da 12ª Semana de Ciência e Tecnologia, um Echo Dot Alexa, um Mi Band 5 e um fone de ouvido Redmi Airdots.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2021 às 09:49