AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se despede de Ricardo Deibler Zambrano

Unesc se despede de Ricardo Deibler Zambrano
Foram mais de 36 anos dedicados à Universidade; Pai, professor, economista e gestor Ricardo Deibler Zambrano à direita na foto (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A admiração de alunos, professores, funcionários e de toda comunidade representa o significado da perda desta quinta-feira (24/12). Ex-professor, diretor financeiro nos anos 90 e personalidade importante para a construção da Unesc, Ricardo Deibler Zambrano é  mais uma vítima da Covid-19. A despedida está sendo restrita à família, na Capela do Crematório Millenium. 

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a trajetória construída pelo docente será sempre lembrada, assim como seu sorriso e bom-humor contagiante. “Um professor apaixonado pela nossa Universidade. Doou seus melhores dias à Instituição. Nos ensinou muito e aprendeu outro tanto. Um homem bom, do bem, que vibrava com as conquistas e nos enviava mensagens a cada momento de vitória que acompanhava. Agora, seguirá sua trajetória e verá seu legado construído aqui sendo fundamental para a Unesc. Que sua linda e amorosa família siga firme. Obrigado mestre Zambrano”, preza a reitora. 

Inspiração para profissionais entregues à sociedade e professores da Unesc, seus mais de 36  anos de dedicação à Instituição ganham forma nas palavras do amigo, colega docente e aluno da Universidade nos anos 90, Volmar Madeira, que foi representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e sentava à mesa com Zambrano para buscar a melhor decisão em prol da comunidade acadêmica. 

“Ele foi uma pessoa dedicada à Universidade, aos alunos, colegas e era amigo de todos. Seu trabalho influenciou muitas gerações dentro da própria Instituição. Pessoas que aqui estão hoje possivelmente foram alunos dele também. Foi uma carreira marcada pela paixão de ensinar. Não saberia mensurar a gratidão devida ao professor Zambrano. É uma grande perda, de um indivíduo dedicado e amigo de todos”, evidenciou Madeira.

O sorriso, o bom-humor, o empenho e a contagiante forma de ver o mundo são memórias recorrentes a quem descreve sua relação com o professor. E assim ele também foi como economista e pai. “Uma pessoa que sempre foi muito correta, apaixonada pela família. Um pai eterno e amoroso. Um profissional encantado pela arte de ensinar”, lembrou Ricardo Deibler Zambrano Júnior, filho de Zambrano e professor da Unesc.

Mesmo após mais de três décadas lecionando, não deixou de estudar. Em 2019 concluiu seu mestrado em Ciências Ambientais na Universidade, experienciando assim uma vida de quem ensina e também de aprendizados. Na sala de aula, lecionando, deu aulas nos cursos de Gestão, Administração, Ciências Econômicas e Engenharias, estando presente também em momentos pontuais de outros cursos. “Foi um professor dedicado e muito querido, sempre muito educado, cheio de entusiasmo pela vida e pelo que fazia, ou seja, ensinar e se doar, pelos amigos e alunos”, lembrou o docente e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Zambrano deixa a esposa Nadja de Souza Deibler Zambrano; Ricardo Deibler Zambrano Júnior, ex-colaborador da Unesc; Gustavo José Deibler Zambrano, professor dos cursos de Engenharia da Universidade, e Samira Deibler Zambrano.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de dezembro de 2020 às 15:49
Compartilhar Comente

Evento virtual marcado pela emoção celebra o encerramento das atividades de 2020 na Unesc

Evento virtual marcado pela emoção celebra o encerramento das atividades de 2020 na Unesc
Evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a audiência de mais de 1.400 pessoas (Fotos: Leonardo Ferreira/ Reprodução) Mais imagens

União, gratidão, sabedoria, resiliência, esperança. Palavras que marcaram a cerimônia realizada no final da tarde desta quarta-feira (23/12). Sob comando da Unesc TV com apresentações artísticas estreladas por professores, colaboradores, alunos e convidados e muita emoção, o evento celebrou o encerramento das atividades de 2020 na Universidade.

As atrações que foram desde performance teatral, interpretação musical, contação de histórias até declamação de poema envolveram e encantaram um público de mais de 1.400 pessoas, sendo professores, colaboradores, acadêmicos, familiares e comunidade em geral, por meio da transmissão no YouTube. Além das performances culturais, o evento reuniu diferentes lideranças religiosas, responsáveis por palavras de fé e esperança.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o ano que se iniciou cheio de projetos e previsões, não se conclui da forma como projetado, mas de uma forma diferente e cheia de superação. “A pandemia que pegou a todos de surpresa não nos paralisou. Muito pelo contrário. Reunimos nossa melhor energia, nossa expertise, nossa incrível capacidade de nos engajarmos e ressignificarmos e, unidos, então, transformamos este ano que nos parecia sombrio em um ano concluído com segurança, solidez e a certeza de que, juntos, tomamos as melhores decisões”, salientou.

A celebração desta quarta-feira foi democrática, assim como a Universidade plural e comunitária. Tiveram espaço de fala representantes de alunos, professores, coordenadores e equipe de gestão, que, conforme a reitora, fizeram parte de cada dia de esforços redobrados em prol do bem comum.

Em nome dos colaboradores da Universidade, o gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade, Janir de Quadra Paim, reforçou o sentimento de gratidão por estar celebrando junto à Unesc o encerramento de um ano tão desafiador. “Saliento nossa gratidão por Deus ter dado discernimento e forças aos gestores para tomarem as decisões corretas nesse período de grandes mudanças. Neste tempo conseguimos fazer do impossível, possível”, destacou.

Para a representante dos coordenadores de curso, professora Marta Hoffmann, o sentimento compartilhado não pode ser outro além do enaltecido por Janir. “Diante de tantos enfrentamentos saliento aqui o empenho de toda a Unesc, advindo da reitoria, das pró-reitorias, das diretorias e assessorias pedagógicas, que não mediram esforços, tempo e investimento para que pudéssemos manter a qualidade no ensino assim como os compromissos como Universidade Comunitárias, compromissos com a região”, pontuou.

Edson Luis da Silva, Presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri ), também deixou sua mensagem aos colegas e à gestão da Universidade, enaltecendo os desafios, provações e incertezas superados. “Assim como diz nossas camisetas, fica a lição de “viver, sonhar e agradecer todos os dias”. "Tivemos um ano de provações, mas de muita esperança e gratidão a Deus e a todos”, pontuou.

Em nome dos alunos da pós-graduação da Universidade, Andrieli Aparecida Vieira, membro do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGSC), fez questão de enfatizar que a Instituição tem reforçado seu papel como agente catalisador de desenvolvimento da sociedade, sendo produtora de novos conhecimentos, aplicando esses à realidade da comunidade e exercendo tanto seu papel social como o político. “É a partir da pesquisa que encontramos soluções para problemas que hoje temos e isso ficou ainda mais evidente neste ano. A pesquisa feita na Unesc, de qualidade já reconhecida, se mostrou e se mostra relevante em plena pandemia. É dessa forma que aproximamos sociedade da academia”, garantiu.

Para Kelvin Benedet, presidente do Diretório Central dos Estudantes, a palavra na noite é solidariedade. "Em um ano atípico onde barreiras foram ultrapassadas, o que se pode levar disso tudo é a solidariedade. Nesse ano difícil, a solidariedade foi a palavra que mais identificou. A solidariedade entre os professores, alunos e a própria reitoria”, acrescentou.

Tal sentimento, para o presidente da União Catarinense dos Estudantes, Lucene Magnus, também acadêmico da Unesc, é, de fato, o que marca 2020. “Pontuo que, de fato, a Universidade mostrou solidariedade com os estudantes quando apresentou diversas políticas de assistência, quando doou computadores para aqueles que não tinham, quando disponibilizou internet para aqueles que não tinham acesso permanecerem dentro da Instituição, quando deu desconto na mensalidade e aprovou que não iria reajustá-las para 2021”, lembrou Lucene.

Emocionado, o ex-diretor da Fucri, Laênio Ghisi, destacou o apoio recebido da gestão da Universidade em meio a problemas de saúde enfrentados por ele e relembrou ainda uma corrida no qual um dos competidores caiu logo no início da prova e, em solidariedade, todos os outros ajudaram o colega e cruzaram juntos a linha de chegada. “Assim como nessa oportunidade, nós aqui na Unesc somos uma grande família, queremos continuar juntos, abraçados, de mãos dadas até a linha de chegada. Que venha 2021 para encararmos de frente”, salientou.

Além da solidariedade, destacada por Lucene e Kelvin, o ex-reitor e atual assessor institucional, Edson Rodrigues, acrescentou que a sociedade vive momentos de gratidão, palavra que também apareceu em destaque nas falas ao longo do evento. “São tempos de solidariedade e gratidão. Temos o convite a pensar nas oportunidades de ajudar e de ser ajudado ao longo desse ano. Deus escolheu esse tempo para nos ensinar aquilo que a Universidade definiu como grande propósito: cuidar das pessoas”, pontuou.

Gildo Volpato, ex-reitor da Instituição, demonstrou sua honra pelo convite para participação de tão especial momento e enalteceu os profissionais da saúde engajados ao longo de todos estes meses no enfrentamento à pandemia, desejando ainda que 2021 seja um ano onde seja possível estar junto e abraçar uns aos outros. Citou Fernando Sabino ao dizer “De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos começando. A certeza de que é preciso continuar. A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda, um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro!".

Também destacando a emoção do momento compartilhado de forma virtual, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade, Gisele Coelho Lopes, enalteceu a evolução obtida ao longo dos últimos nove meses. “2020 foi um ano que nos transformou de dentro para fora. Resiliência e empatia foram essenciais. Aprendemos a ressignificar a forma como lidamos com emoções, comportamentos e prioridades. Aprendemos que estar juntos em pensamentos foi a melhor forma de demonstrar afetos e carinhos”, disse, acrescentando a sinceridade dos afetos que tomam conta da Instituição e do momento de encerramento das atividades.

Todo o sucesso obtido ao longo do ano e confirmado a partir das palavras de cada um dos representantes, conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, foi possível graças a ingredientes especiais disponíveis na Universidade. “Tivemos desafios que nos trouxeram muita ansiedade, muito medo. Lá em março nós tivemos medo, vimos o desconhecido, paramos para pensar o que fazer e diante do medo, sem muito tempo, definimos ações e colocamos em prática. O resultado positivo só foi possível porque temos uma equipe, tivemos engajamento e temos uma história construída, uma base sólida”, garantiu a pró-reitora.

Ao resumir 2020 o vice-reitor Daniel Ribeiro Preve descreve-o como “o ano mais desafiador de nossas vidas”. “O mundo e, consequentemente, nossos comportamentos mudaram radicalmente. A sala de aula, em nome da preservação da segurança e preservação da saúde pública, foi quase que instantaneamente substituída pelos espaços virtuais. Toda a comunidade acadêmica foi resiliente, comprometida e responsável na busca de um ano de aprendizados e, por tudo isso, hoje podemos celebrar”, acrescentou.

O evento foi encerrado com apresentação musical do grupo Mistura Fina.

Confira abaixo a transmissão completa:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de dezembro de 2020 às 23:15
Compartilhar Comente

Estudante argentina se despede da Unesc após um ano e meio de intercâmbio

Estudante argentina se despede da Unesc após um ano e meio de intercâmbio
Camila Villasuso cursou Design de Produto na Universidade por meio de acordo de dupla titulação com a Universidade Nacional de Avellaneda Mais imagens

A experiência de estudar no exterior brilha os olhos de qualquer estudante. No meio de 2019, a argentina Camila Villasuso, de 33 anos, aluna da Universidade Nacional de Avellaneda, em Buenos Aires, agarrou com as duas mãos a oportunidade e fez as malas para estudar na Unesc, em Criciúma. Hoje, ela se despede da instituição, dos professores e amigos que fez para voltar à cidade portenha. Porém, junto das malas, ela carrega novos sonhos, histórias e o selo de excelência do ensino de uma grande Universidade como a Unesc.

A oportunidade foi dada à Camila graças à parceria entre a Universidade argentina e a Universidade do Extremo Sul Catarinense para a dupla titulação entre cursos da área de Design oferecidos pelas instituições. Camila, que estuda Desenho Industrial, passou dois semestres nas aulas do curso de Design de Produto da Unesc.

Ao falar sobre a experiência, em um português quase fluente, mas com aquele sotaque castelhano, ela garante que sua vida foi transformada. “Eu sou muito grata por tudo que vivi aqui. São ensinos diferentes e pude aprender muitas coisas que não veria em minha Universidade de lá. A Unesc possui um ensino incrível, com ótimos professores e infraestrutura. No Iparque, onde estudei parte das 11 disciplinas que fiz aqui, há muita tecnologia, que melhoram ainda mais a qualidade. A Universidade foi durante os últimos meses minha segunda casa aqui no Brasil”, conta.

Camilla passava praticamente o dia todo na Universidade. Além de estudar no período da noite, ela estagiava na Instituição junto do Setor de Arte e Cultura e do Museu da Infância. “Depois dos meus três meses de adaptação, fiz muitos amigos especiais, que levarei para a vida. Tenho certeza de que quero voltar para o Brasil e voltaria para Criciúma. Aqui há muitas oportunidades de emprego. Quem realmente quer trabalhar, consegue”, destaca Camila.

A estudante deveria ter partido da cidade ainda no meio de 2020, porém, com a situação pandêmica, precisou ficar no Brasil. A Unesc a apoiou neste momento, garantindo que ela pudesse continuar a trabalhar na Universidade mesmo que o vínculo do intercâmbio já tivesse finalizado.

Dupla titulação reconhecida Organização dos Estados Ibero-Americanos

Aa dupla titulação entre cursos da área de Design oferecidos pelas instituições, foi reconhecida neste ano pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) entre as melhores de Práticas de Qualidade na Internacionalização. A experiência ficou em primeiro lugar em uma das categorias e fará parte do Manual Ibero-Americano de Boas Práticas na Internacionalização.

Com a partida da estudante argentina, as instituições fecham o primeiro ciclo deste acordo, que iniciou com a ida do acadêmico Caio Canarin Mroninsk para Buenos Aires, em 2017.

Na época, Caio reiterou que a sua experiência também foi extremamente positiva. “Tive a oportunidade de estudar, trabalhar e conviver com pessoas não só da Argentina, mas do mundo todo, o que me amadureceu como pessoa e me desenvolveu como profissional. A cultura está muito ligada a maneira como se projeta e interage com Design, e isso também influenciou no desenvolvimento de uma nova ótica sobre a forma que se projeta produtos”, afirma

Parceria continua firme e novos alunos poderão se candidatar ao intercâmbio

O coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Rieth, avalia como positivo o primeiro ciclo, sobretudo porque ele possibilitou uma nova ótica para a avaliação do curso, analisando as semelhanças com a instituição argentina, aquilo que é possível melhorar, as práticas pedagógicas e, claro, aquilo que a Universidade tem feito de forma correta. “Continuamos firmes com o acordo e na expectativa que já nos próximos semestres possamos abrir novas oportunidades aos alunos”, garante.

Matrículas abertas

As matrículas para o primeiro semestre de 2021 estão abertas na Unesc. Para mais informações sobre o curso de Design de Produto, sobre os demais cursos e a forma de garantir uma vaga, basta acessar o site e deixar o seu cadastro.

Matheus Reis – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de dezembro de 2020 às 08:00
Compartilhar Comente

Unesc inicia programação de fim de ano a partir de quinta-feira

Unesc inicia programação de fim de ano a partir de quinta-feira
Alguns serviços internos da Instituição seguirão em funcionamento (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc inicia, nesta quinta-feira (24/12), a programação de fim de ano. O atendimento ao público será paralisado na véspera de Natal e será retomado no dia 11 de janeiro de 2021, das 7h30 às 19h30. Alguns serviços internos seguirão em funcionamento e setores específicos de atenção ao público retornam em datas e horários especiais. O atendimento geral voltará a ocorrer nos três períodos a partir da primeira semana de fevereiro, com previsão para o dia 10. 

No dia 4, a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac) retoma seus atendimentos das 12 às 19 horas. A partir do dia 11 de janeiro os serviços iniciam às 9 horas e se encerram às 19h30. No dia 6, feriado municipal, a Central não atende.

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico) seguirá o cronograma da Universidade, retomando no dia 11 das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. A Biblioteca Professor Eurico Back também retorna junto à Instituição em um horário diferente, de segunda a sexta-feira das 13h30 às 19h30. O atendimento no Colégio Unesc seguirá as datas institucionais, porém atenderá das 8h30 às 14h30.

Nas Clínicas Integradas os horários vão variar de acordo com o setor. O SOS, Farmácia Solidária, Serviço de Odontologia, Serviço de Psicologia, Serviço de Nutrição, Serviços de Fisioterapia e Ambulatório de Feridas retomam o atendimento apenas em fevereiro.

No dia 4 de janeiro retornam o Programa de Automonitoramento Glicêmico (PAMGC) e Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), das 8 às 17 horas, e a Farmácia Escola, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. No dia 7 o Serviço de Medicina inicia os atendimentos com horário agendado, das 8 às 20 horas de segunda a sábado.

No dia 11 de janeiro os serviços serão retomados no Ambulatório de Fibromialgia e no Centro Especializado em Reabilitação (CER), das 8 às 19 horas, e no Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (NUPAC/SC), com agendamentos para terças, quartas e quintas no período matutino.

Os serviços jurídicos ofertados pela Unesc, como a Casas da Cidadania, Unidade Judicial de Cooperação (UJC) e o Centro de Práticas Jurídicas (CPJ), seguem a programação de fim de ano da Instituição.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de dezembro de 2020 às 14:15
Compartilhar Comente

Professora da Unesc é contemplada pelo Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc Santa Catarina

Professora da Unesc é contemplada pelo Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc Santa Catarina
Honraria foi concedida para Amalhene Baesso Reddig pela Fundação Catarinense de Cultura (Foto: Arquivo) Mais imagens

A professora da Unesc e coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, teve o seu trabalho reconhecido e premiação estadual. Ela foi contemplada pelo Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc Santa Catarina, realizada pela Fundação Catarinense de Cultura, com recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

O prêmio tem como objetivo valorizar a trajetória dos trabalhadores da cultura, artistas, artífices, mestres, grupos, coletivos, instituições artísticas e culturais e pontos de cultura, entre outros entes atuantes no território catarinense que tenham prestado significativa contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural do Estado.

O Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc recebeu inscrições em todas as 20 categorias propostas, com candidatos de 118 municípios catarinenses. O valor final a ser distribuído é de R$ 13.150.000,00 para 703 premiados.

Sobre Amalhene Baesso Reddig

Graduada em Pedagogia e Artes Visuais, Amalhene é especialista em Fundamentos da Educação e mestre em Educação. Além de atuar como docente na Unesc, Amalhene é coordenadora do Setor de Arte e Cultura e do Museu da Infância. Avaliadora na seleção de projetos culturais, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Arte (GPA) e no Grupo de Pesquisa em História e Memória da Educação (Grupehme), articuladora do Grupo de Estudos em Museus e produtora e gestora cultural. Entre os anos de 2013 e 2015, presidiu o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma (Comccri).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de dezembro de 2020 às 11:44
Compartilhar Comente