AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc ministra oficina na Fundação Cultural

Coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc ministra oficina na Fundação Cultural
Oficina tinha como tema a Análise de editais para exposições de arte em Santa Catarina (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, ministrou na última quarta-feira (19/12) uma oficina sobre Análise de editais para exposições de arte em Santa Catarina na Fundação Cultural Jorge Zanatta, em Criciúma.

Para a professora, foi um grande prazer mais uma vez atuar na capacitação de jovens na perspectiva de os alunos conhecerem melhor os editais de Santa Catarina e contribuir para que pensem sua produção artística colocando-a no formato de projeto a ser enviado para os editais. “Agradeço a Associação Sul Catarinense de Artistas Visuais e ao Centro Cultural Jorge Zanatta pelo convite para ministrar esse curso", completou.

Entre os editais estudados estiveram os do Museu de Arte de Blumenau - Fundação Cultural de Blumenau (Blumenau), Galeria de Artes Ernesto Meyer Filho e Hall do Palácio Barriga Verde - Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Florianópolis), Espaço Fernando Beck e Espaço Paulo Gaiad - Fundação Cultual Badesc (Florianópolis), Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes - Prefeitura Municipal de Chapecó/Secretaria de Cultura/Conselho Municipal de Política Cultural (Chapecó), Espaço Cultural Governador Celso Ramos - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE (Florianópolis) e Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” - Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (Criciúma).

A coordenadora lembra ainda que o Espaço Cultural Toque de Arte da Unesc está com as inscrições abertas para formar sua agenda de exposições para 2019. O local é destinado à realização de exposições temporárias de produções artísticas, nas diferentes linguagens das artes visuais. Os trabalhos podem ser inscritos até 12 de fevereiro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de dezembro de 2018 às 15:02
Compartilhar Comente

Apresentações especiais marcam encerramento do ano no CER

Apresentações especiais marcam encerramento do ano no CER
Pacientes e colaboradores participaram de confraternização nesta quinta-feira (20/12) Mais imagens

A paciente do CER (Centro Especializado em Reabilitação) Unesc, Vera Elaine Zvoloper, do Balneário Rincão, fez questão de sair da sua cidade e vir até a Universidade na tarde desta quinta-feira (20/12) para um compromisso muito especial. Ela foi uma das participantes da confraternização organizada pelos colaboradores do Centro para celebrar o fim de 2018. Vera garante que a viagem, mesmo em uma tarde de tanto calor, valeu muito a pena. “Sou muito grata pelo atendimento que recebo aqui e não poderia perder esse encontro. Aqui participo das atividades com a fonoaudióloga e com o fisioterapeuta, além de cantar no coral. Vim me despedir dos amigos e desejar um Feliz Natal e bom ano novo. No dia 7 de janeiro já estou de volta”, comenta Vera, que iniciou os atendimentos após sofrer um AVC.

A tarde de confraternização contou com uma mesa especial de frutas e quitutes preparada pelos colaboradores do CER, além de apresentações de alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Jacinto Machado e do Grupo de Voz Professor João Monteiro. Para a coordenadora do setor, Mágada Tessman, o encontro é mais uma forma de aproximar os pacientes. “O CER, além de ser um centro especializado e ter suas inúmeras funções técnicas, tem papel muito humanitário. Ele tanto ajuda no cuidado dos pacientes quanto nos torna melhores com esse contato próximo que nos ensina todos os dias”, afirma.

Celebrar o Natal em meio às pessoas que lutam pela reabilitação, conforme Mágada, tem um significado especial. “Quando eles iniciam a luta aqui para se reconstruírem já estão vivendo um renascimento, um tipo de Natal para eles. Hoje estamos celebrando o nascimento de Jesus e falando também de fé, amor e companheirismo”, comentou.

Atualmente o Centro atende aproximadamente 110 pacientes em fase de reabilitação em estrutura completa localizada dentro do campus da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 19:20
Compartilhar Comente

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc

Celebrações: colação de grau de mais 43 acadêmicos marca última formatura do ano na Unesc
Formandos, familiares e amigos comemoraram as conquistas na tarde desta quinta-feira no Auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A última cerimônia de colação de grau especial do ano na Unesc foi marcada pela emoção. Na tarde desta quinta-feira (20/12) celebraram a formatura 43 acadêmicos da Universidade acompanhados de colegas, amigos e familiares no Auditório Ruy Hülse.

Os cursos que tiveram alunos concluintes foram Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Fisioterapia, História, Letras - Língua Portuguesa, Odontologia, Psicologia e Tecnologia em Design de Moda.

Entre os formandos mais alegres da tarde esteve o jovem Afonso David Nkadi, de 26 anos. Natural de Angola, ele vive em Criciúma há mais de cinco anos e comemora neste fim de ano a conquista do diploma de biomédico, um sonho realizado. Apesar de já ter conquistado seu objetivo inicial, Afonso permanecerá no Brasil, em Criciúma e na Unesc. “Fui muito bem recebido aqui. Na Unesc recebi todo o suporte que precisei e fiz muitos amigos. Já estou matriculado na Pós-Graduação e quero continuar meus estudos”, garantiu.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de dezembro de 2018 às 18:24
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc recebem carta de crédito para especialização e mestrado

Alunos da Unesc recebem carta de crédito para especialização e mestrado
Acadêmicos realizam a prova do Enade e participaram de sorteio (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Com o objetivo de incentivar os estudantes na preparação e na realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), a Unesc realizou a promoção “Quem se prepara, valoriza a sua formação” e sorteou seis bolsas de estudos para especialização e mestrado entre os estudantes classificados com desempenho igual ou superior a 60% na prova. Na tarde desta quinta-feira (20/12), os estudantes sorteados receberam as cartas de crédito em um encontro na Reitoria da Universidade.

Para participar, os acadêmicos que realizaram a prova deveriam entregar o caderno de questões do Enade após às 17h, acertar mais de 60% das questões objetivas e preencher todas as questões discursivas.

Para o primeiro prêmio, foram sorteadas duas bolsas de estudos para cada acadêmico. Os ganhadores Davi Antônio Baesso Reddig (Direito) e Eduardo Tramontin (Ciências Contábeis) poderão optar entre uma bolsa de 100% de desconto em um curso de especialização, ou 50% de desconto em um dos mestrados da Unesc.

O segundo prêmio foi recebido por Eduardo da Rocha Daniel (Direito) e Guilherme Ropke Porto Alegre (Ciências Contábeis): bolsa de 75% cada para cursarem uma especialização da Unesc. No terceiro prêmio, a Unesc sorteou duas bolsas de estudo de 50% de desconto em um dos cursos de especialização. As contempladas foram Mirian Menegon Macarini e Diandra Benedet (ambas de Ciências Contábeis).

Entre os cursos que participaram do sorteio, estiveram Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Psicologia, Secretariado Executivo, Design de Moda, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais.

Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, o sorteio das cartas de crédito é uma maneira de reconhecer o esforço dos acadêmicos da Universidade. “Foi uma movimentação muito bonita de gestores da Universidade, professores e alunos no dia do Enade. E sabemos que ele é o resultado de algo anterior, que ocorre no dia a dia. Cada um teve uma trajetória e é com muito orgulho que nós entregamos essa carta de crédito que temos certeza que irá auxiliar vocês na continuidade da formação de um profissional diferenciado”.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti, agradeceu o empenho dos alunos ao longo do curso. “Vocês foram participativos e se empenharam para a realização de uma boa prova do Enade. Parabéns a todos. Ele é reflexo de uma caminhada feita por vocês. Venham sempre para a Unesc. Ela é de cada um de vocês também”.

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, parabenizou os alunos e afirmou que o resultado do exame é um reflexo do que foi construído ao longo do curso. “Estaremos aguardando vocês já no ano que vem no curso que vocês almejam seguir. Reiteramos o nosso compromisso com uma formação de qualidade para vocês desempenharem suas profissões com excelência”.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães e o coordenador do curso de Direito, João Carlos de Medeiros Júnior, também parabenizaram os acadêmicos pelo desempenho no Enade e pelo sorteio. “Agradecemos a vocês pela dedicação ao curso, pela escolha da Unesc e por quererem fazer a diferença”, comenta Milla. “Ter foco é o primeiro passo para o sucesso. A Universidade está dando oportunidade de seguir em frente, oferecendo a carta de crédito. Alunos como vocês são um orgulho para nós e um exemplo para os colegas”, salienta o coordenador de Direito.

O graduando em Ciências Contábeis, Eduardo Tramontin, agradeceu ao curso e pelas oportunidades que a Unesc dá para os estudantes durante a graduação. “Especialmente os investimentos em pesquisa, que se não fossem feitos, nós estudantes não teríamos tantas oportunidades de uma formação mais sólida que a iniciação científica possibilita”.

O aluno da nona fase do curso de Direito, Davi Antônio Baesso Reddig, afirma que a carta de crédito é um importante respaldo. “Foi um presente de Natal antecipado. O dia que vi meu nome como sorteado fiquei muito feliz. Só tenho a agradecer ao curso de Direito e à Universidade pelas oportunidades que nos oferece”, afirma.  

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2018 às 16:08
Compartilhar Comente

Colégio Unesc oferece bolsas de estudo de 50 e 100% para 2019

Colégio Unesc oferece bolsas de estudo de 50 e 100% para 2019
Processo seletivo ocorre de 7 a 16 de janeiro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Já imaginou estudar com bolsa em uma escola com estrutura de Universidade? No Colégio Unesc, os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio podem ingressar pelo Nossa Bolsa e usufruir de benefícios de 50 e 100%. O processo seletivo ocorre de 7 a 16 de janeiro e os estudantes já matriculados para 2019 também poderão participar.

Para realizar a inscrição, o responsável legal do aluno deverá preencher o Formulário de Declaração Familiar, disponível neste link, e acompanhar todo o processo de matrícula. A documentação obrigatória para concluir a inscrição está disponível em edital e deve ser entregue na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que atenderá em janeiro de 2019 de segunda a sexta-feira das 13 às 19 horas.

A classificação final do processo seletivo será estabelecida com base no perfil socioeconômico, levando em consideração o patrimônio e a renda. Para a bolsa integral, poderá participar o candidato que apresentar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa parcial poderá ser solicitada pelos participantes com até três salários mínimos.

A bolsa de estudo é um benefício de assistência social concedido na forma da legislação regulamentar do Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação). 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de dezembro de 2018 às 11:37
Compartilhar Comente (8)