AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

“Podeis exercer a profissão”

“Podeis exercer a profissão”
Formandos dos cursos de Direito, Farmácia, Fisioterapia e Medicina colaram grau em gabinete em noite que entra para as mais significativas das suas vidas (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse recebeu, na noite desta sexta-feira (30/11), mais uma cerimônia que marcou a vida de dezenas de famílias. No local foi realizada a colação de grau em gabinete de 61 formandos dos cursos de Direito, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Unesc. Os novos profissionais foram prestigiados por amigos e familiares que estiveram na Universidade acompanhando a cerimônia que, mesmo simples, foi carregada de emoção.

Quem esteve à frente da sessão solene, representando a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, foi o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus. Marcelo foi o responsável por conferir o grau a cada um dos formandos da noite e, ao final da cerimônia, deixou sua mensagem aos presentes.

Para o diretor, a cada colação de grau a missão da Universidade se renova e o momento de despedida reitera a qualidade da formação adquirida em uma Instituição preocupada com o desenvolvimento regional. “Aproveito para agradecer de coração a cada um de vocês, em especial aos pais, que fizeram uma aposta em vocês e na Unesc e precisaram fazer renúncias e sacrifícios para que vocês chegassem até aqui hoje. A Unesc muda vidas. Muda a nossa todos os dias e mudou também a de vocês. Com o amanhecer deste sábado ficará anunciado que chegou o momento de cada um de vocês”, salientou.

Todo o esforço ao longo da graduação, conforme Feldhaus, se mostra imensamente válido ao se olhar para trás nesta data importante. “Ressalto que a educação é um bem inalienável e não tem preço. O investimento de vocês aqui ninguém poderá lhes tirar. A experiência adquirida por cada um agora é senha para a vida toda. Vão lá e façam o bem. Guardem com o diploma uma esperança viva, criativa e atuante”, completou.

Ainda em seu discurso, o diretor fez questão de destacar a responsabilidade social de cada um ao integrarem o mercado de trabalho daqui por diante. “Sejamos sempre bons, justos, éticos, afetuosos e tolerantes, sem esquecer da gentileza e do bom humor. Sejam ótimos profissionais, construam ótimas vidas e, por favor, façam sua parte para ajudar que outros também possam fazer o mesmo”, finalizou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de novembro de 2018 às 21:39
Compartilhar Comente

Escolha Unesc oferece oportunidade de futuro profissional

Escolha Unesc oferece oportunidade de futuro profissional
Processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2019 está aberto (Foto: Guilherme Hahn) Mais imagens

Um plano, um desejo ou o sonho de obter a formação em uma graduação pode estar mais perto do que se imagina. Na Unesc as opções são variadas em todas as áreas de conhecimento e o ingresso, para muitas delas, são facilitados pelo Escolha Unesc. O processo seletivo especial é feito por meio análise do Histórico Escolar do candidato e abre as portas para um futuro profissional qualificado. A oportunidade para ingressar nas vagas disponíveis no primeiro semestre de 2019 já está aberta e oferece a possibilidade de ingresso em todos os cursos da Universidade.

Para participar do processo basta que o candidato faça sua inscrição na Unesc com seu Histórico Escolar e os demais documentos descritos no site da instituição. A seleção é feita na Centac (Central de Atendimento ao Estudante) por meio do Histórico. Caso a média seja de no mínimo 6,0, automaticamente o aluno está aprovado e poderá efetivar sua matrícula no curso escolhido.

A facilidade no processo foi um dos grandes diferenciais para a o ingresso da acadêmica Júlia dos Santos Gonçalves, de 22 anos, natural de Torres. A estudante, que já está em fase de conclusão do curso de Administração, veio até a Centac com a mãe e após poucos minutos saiu matriculada. “Eu trouxe a documentação e tinha em mente duas opções de curso. Acabei conhecendo de perto as possibilidades de bolsa e mais detalhes das graduações e ali mesmo optei por ser acadêmica de Administração”, comenta.

Para a Pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, esse é o momento para que todos aqueles que tem o sonho de ingressar na Universidade venham conhecer de perto as opções oferecidas na Unesc. “Estamos de portas abertas para receber todos aqueles que tem o interesse em uma formação de qualidade e o Escolha é mais uma forma de tornar possível esse sonho. Temos opções excelentes de cursos que podem preparar esses novos alunos para um futuro muito promissor. Basta vir conferir de perto, conhecer a nossa estrutura e embarcar nessa conosco”, explica.

A Central de Atendimento ao Estudante fica disponível para atendimento das 8h30 às 21h e atende ainda pelo telefone (48) 3431-2545 para sanar outras dúvidas dos interessados em ingressar em algum dos mais de 40 cursos de graduação oferecidos na Instituição.

Confira os cursos:

Administração (Linha de Formação Específica Comércio Exterior) - Noturno

Administração (Linha de Formação Específica) - Matutino

Administração (Linha de Formação Específica) Noturno

Arquitetura e Urbanismo - Matutino

Artes Visuais Bacharelado - Noturno

Artes Visuais Licenciatura - Noturno

Biomedicina - Vespertino

Ciência da Computação - Noturno

Ciências Biológicas Bacharelado - Noturno

Ciências Contábeis - Noturno

Ciências Econômicas - Noturno

Design Ênfase em Projeto de Produtos - Noturno

Design de Moda Tecnólogo - Noturno

Direito - Matutino

Direito - Noturno

Educação Física Bacharelado - Matutino

Educação Física Licenciatura - Noturno

Enfermagem - Noturno

Engenharia Ambiental e Sanitária - Noturno

Engenharia Civil - Matutino

Engenharia Civil - Noturno

Engenharia de Agrimensura - Noturno

Engenharia de Materiais - Noturno

Engenharia de Produção - Noturno

Engenharia Mecânica - Noturno

Engenharia Química - Noturno

Farmácia - Matutino

Farmácia - Noturno - Diversas Fases

Fisioterapia - Matutino

Fisioterapia - Noturno - Diversas Fases

Gastronomia Técnologo - Matutino

Geografia Licenciatura - Noturno

Gestão de Recursos Humanos Tecnólogo - Noturno

Processos Gerenciais Tecnólogo - Noturno

História Licenciatura - Noturno

Jogos Digitais Tecnólogo - Noturno

Letras Habilitação em Língua Portuguesa - Noturno

Letras Habilitação em Língua Inglesa Segunda Licenciatura - Noturno

Matemática Licenciatura - Noturno

Nutrição - Noturno

Odontologia - Matutino

Pedagogia Licenciatura - Noturno

Psicologia - Matutino

Psicologia - Noturno – Diversas fases

Documentos necessários:

Histórico e certificado de conclusão do ensino médio (2º grau); (Entregar original ou cópia autenticada)

Diploma de conclusão do ensino médio (2º grau);

Certidão de casamento ou nascimento;

Carteira de Identidade – legível e atualizada;

Título de eleitor (maiores de 18 anos);

Certificado de reservista – para o sexo masculino (maiores de 18 anos);

Atestado de vacina contra rubéola (ou tríplice) para o sexo feminino, conforme exigência da Lei Estadual nº 10.196/96;

CPF próprio;

Laudo médico que ateste o tipo e grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças, CID, (para os candidatos com deficiência).

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de novembro de 2018 às 18:39
Compartilhar Comente

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc

Cultura Popular de Santa Catarina pauta palestra na Unesc
Evento contou com a participação de alunos do PIBID de Artes Visuais (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Uma tarde para estudar e avivar a cultura popular da região. Assim foi a quinta-feira (29/11) dos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Artes Visuais da Unesc. Os estudantes puderam prestigiar a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina”, ministrada pela acadêmica de Artes Visuais, Cátia Hahn.

A palestra abordou a cultura regional do estado e as perspectivas do projeto Boi de Mamão na Comunidade, da Unesc. O objetivo principal foi de dialogar com os acadêmicos e fomentar o assunto dentro da Universidade, apresentando os resultados do projeto.

Cultura popular é uma manifestação espontânea e simples com características regionais e que muitas vezes transmitidos entre gerações. Entre as expressões artísticas que se destacam na região, está o Boi de Mamão; a Festa do Divino; Diálogos Populares; Gastronomia; e a diversidade proveniente das diversas etnias da região.

“Nós nos identificamos com a cultura e às vezes, nós só sentimos falta quando estamos longe”, explica Cátia. “Isso nos faz ter um pertencimento com a cultura, faz com que nós nos sentimos pertencentes aquele lugar, precisando das nossas raízes, identificando quem somos”, acrescenta.

De acordo com a professora Silemar Maria de Medeiros da Silva, o encontro teve o objetivo de promover entre os alunos o assunto. “Um momento para pararmos para pensar um pouco sobre isso, falar sobre cultura e as manifestações existentes nela”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente, a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

O evento contou com a participação da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e do produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:47
Compartilhar Comente

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps

Exposição apresenta trabalhos realizados pela Odontologia em Caps
Trabalhos estão expostos no Hall do Bloco S (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

“Antes de sermos dentistas, temos que ser pessoas. Isso nos ensina a ‘ser humano’”. Assim afirma a acadêmica da 5ª fase do curso de Odontologia da Unesc, Ana Carolina Conti. Ela e mais a 29 estudantes participaram ao longo do semestre de uma atividade diferente. Eles tiveram contato direto com os usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III e o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), da Prefeitura de Criciúma. Para encerrar o projeto, alunos, professores e os participantes do Centro estiveram reunidos no Hall do Bloco S para a exposição Saída Terapêutica – Pacientes do Serviço CAPS Criciúma – Mostra fotográfica e apresentação.

A proposta do projeto era que os acadêmicos fossem até os Centros e desenvolvessem atividades com os usuários, afim de aumentar a visão do aluno quanto ao paciente e, ao mesmo tempo, que pudessem colaborar levando informações da área. “Nós geralmente focamos muito no tratamento e uma boca não é só uma boca, é uma pessoa. Tem uma história ali por trás daquele paciente”, explica a professora Karina Marcon.

Entre as atividades propostas estavam exercícios motores, jogos da memória, atividades sensoriais, oficinas de músicas, higienização, cuidado bucal e entre outras. “Euu propus foi que os alunos também pudessem entender como funciona a rede saúde e como é gratificante trabalhar em conjunto em prol de um lado mais humano”, acrescenta a professora.

Primeiro conhecer, depois tratar

Um dos diferenciais elencados pelos acadêmicos, está a possibilidade de “sair” do mundo da odontologia e conhecer um pouco sobre o paciente. “Na clínica se tem muito essa relação de paciente e o dentista, mas nessa atividade foi a relação de pessoa com a pessoa. Primeiro nós temos que conhecer, para depois tratar”, comenta a Ana Carolina. “Isso toca a alma, pois nós conversamos com eles, entendemos eles e no final nós também passamos informações sobre a nossa área, sobre a saúde bucal”, acrescenta.

Segundo a professora, apesar de a atividade já ter encerrado nesta edição, os acadêmicos procuraram formas de continuar a ação. “Antes de ir as pessoas tem um pré-conceito, mas depois de conhecer o local, de conhecer os pacientes e trabalhar junto com eles, não querem mais parar, querem continuar o projeto”, ressalta Karina.

O professor de música do Centro, Ivonei Pereira Velho, é o idealizador do projeto Velho Samba, realizado pelo Caps II e que era ministrado no mesmo dia em que os acadêmicos visitavam o Centro. “É difícil falarmos de nós mesmos, e eles abriram o coração para os acadêmicos o que foi muito bom”, comenta.

Exposição

A exposição foi o fechamento da atividade. No encontro, que reuniu acadêmicos, professores, visitantes e usuários do Caps, o grupo Velho Samba realizou apresentações musicais e contou, inclusive, com a apresentação da paródia feita pelos alunos sobre higiene bucal. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de novembro de 2018 às 14:31
Compartilhar Comente

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas

Atividades de 2018 do projeto de extensão de leitura com detentos são encerradas
Projeto é realizado com detentos do presídio Santa Augusta, de Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As atividades de 2018 do projeto “Leitura literária com detentos: uma contribuição para a cidadania”, foram encerradas em grande estilo na tarde da última quinta-feira (29/11). A ação fez parte do projeto de extensão Território Paulo Freire, da Unesc, que foi realizada com os detentos do Presídio Regional Santa Augusta, de Criciúma.

A atividade teve o propósito de resgatar a cidadania dos detentos e prevê uma contribuição para o projeto "Despertar pela leitura”, o qual é patrocinado pelo Estado de Santa Catarina e tem como proposta a leitura de livros e elaboração de resenhas com fins de remição da pena, conforme assegura a Lei de Execução Penal.

No encontro, as estagiárias do curso de Letras da Unesc, Marina Arnt e Renata Fernandes, avaliaram os encontros semanais junto aos detentos e receberam um retorno bastante positivo. “Os alunos mostraram-se extremamente satisfeitos com as atividades realizadas e ficaram animados para a continuação do projeto no próximo ano”, destacaram.

O projeto é coordenado e supervisionado pelos professores do curso de Letras, Cibele Freitas e Richarles de Carvalho, e pela professora do curso de Direito, Janete Trichês.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 30 de novembro de 2018 às 14:09
Compartilhar Comente