AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala Edi Balod recebe exposição “Laborativo Unboxing” nesta sexta-feira

Sala Edi Balod recebe exposição “Laborativo Unboxing” nesta sexta-feira
Trabalho de Mauricio Bittencourt estará no espaço até o dia 14 de novembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da Unesc, recebe a partir desta sexta-feira (1/11) a exposição Laborativo Unboxing, do artista Mauricio Bittencourt. Mauricio é egresso do curso de Artes Visuais e teve o projeto de ocupação aprovado pelo edital 191/2019. A abertura oficial da mostra será realizada a partir das 19h30 desta sexta-feira.

A exposição Laborativo Unboxing é um desdobramento da obra Laborativo Inbox (2015), que participou do Projeto “Galeria de Arte vai à Escola” do SESC Criciúma, circulando por escolas do município.

Conforme o artista, trata-se de um objeto-caixa (urna) composto por gavetas que são entradas (inbox) e saídas de informação. “A caixa dá e pede em troca, assim como nas relações humanas. Ela pede e dá ideias, sugestões, reflexões, busca ser agente transformador de sujeitos e em contrapartida ser transformado por ele por meio de sua urna coletora”, descreve no projeto.

De acordo com Mauricio, a partir da coleta da urna, obra que esteve em circulação durante o ano de 2015, ele busca num jogo de reduzir-ampliar, modificar e ressignificar as ações de coletivo e coleta. “Como uma capsula do tempo, que coletou resposta às questões - Dê um Conselhos – Resolva uma Inconveniência – O que refletiu?, ela é aberta para ser catalogada. A urna é transformada em relíquia, sendo apresentada ao centro da exposição. Nesta nova proposta, a ideia é que o público visitante pegue as respostas que foram depositadas na caixa em 2015 e espalhem por três paredes da Sala Edi Balod, catalogando-as nas categorias Conselho/Resolução/Reflexão, criando através dessa ampliação uma nova dimensão para as respostas coletadas”, completa.

Ainda conforme o artista, seguindo seu caráter colaborativo, a exposição propõe também que os visitantes adicionem respostas às categorias, rompendo com o caráter documental e criando uma ficção atemporal de respostas e soluções utópicas (im)possíveis.

O material estará no espaço até o dia 14 de novembro. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de outubro de 2019 às 18:15
Compartilhar Comente

A Unesc ainda mais presente no Extremo Sul catarinense

A Unesc ainda mais presente no Extremo Sul catarinense
Projeto aproximará comunidade e Universidade na Amesc (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A manhã desta quinta-feira (31/10) ficará marcada na história da Unesc Araranguá. Inaugurado em setembro, a unidade recebeu pela primeira vez visitantes de uma escola da região. O momento especial, idealizado pelo Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, também será lembrado com carinho como o primeiro dia do projeto de extensão “Unesc ao seu alcance”.

A dinâmica do dia fora da sala de aula, envolveu 80 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Neusa Ostetto Cardoso, de Araranguá (a quarta maior da região), apresentou a estrutura da Universidade e também proporcionou momentos de aprendizados. O roteiro da visita incluiu uma palestra sobre a evolução dos seres vivos, ministrada pelo professor Tiago Moreti, e um tour pela Unesc Araranguá.

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, o objetivo do projeto é promover encontros como este uma vez ao mês, contemplando variados assuntos, aproximando a Universidade de instituições de ensino da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e auxiliando estudantes do Ensino Médio – especialmente os do terceiro ano – na preparação para o vestibular.

“A aproximação é uma proposta de fortalecimento do processo de educação realizado nas escolas e, principalmente, um estímulo a jovens alunos a na busca pelo conhecimento. Quando inseridos no projeto, muitas vezes como primeiro contato com uma instituição de ensino superior, o estudante sentirá que a Universidade está ao seu alcance”, explicou Morgana.

A diretora da escola, Maria José Barbosa Vieira, comemorou a oportunidade de ver seus alunos no primeiro dia do projeto. Para ela, estar presente neste momento significa um novo horizonte aos seus estudantes. “É uma nova perspectiva aos jovens de uma comunidade simples, feliz e batalhadora”, destacou.

Momento de oficializar o projeto

O primeiro dia da proposta também ficou marcado pela concretização da iniciativa, com a presença de autoridades da Instituição e do município. A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, ressaltou que a iniciativa é uma oportunidade para todos os envolvidos. “Hoje é uma manhã especial, o primeiro dia deste importante projeto. Ao acolher a primeira escola dentro desta unidade, estamos mais próximos da consolidação nesta região. A proposta, desta e das futuras ações, transformará o agora e o futuro”, destacou.

O dia também foi comemorado pela secretaria de Educação de Araranguá, Ariane Almeida. “A chegada da Instituição permite que nossos estudantes sonhem ainda mais alto. Novas possibilidades são apresentadas e tenho a certeza que se propagarão para além dos muros. O futuro é construído pelo conhecimento, e ele inicia agora”, frisou.

O diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, foi além e ressaltou a missão da Unesc para com as pessoas. “Uma instituição comunitária pertence a comunidade. Está em nosso DNA, buscamos colaborar com o desenvolvimento dos espaços e das pessoas. Ao chegar em Araranguá, a Unesc, mais do que se fazer ainda mais presente, se coloca à disposição para mudar vidas”, afirmou.

Para a escola participar do “Unesc ao seu alcance”, basta entrar em contato com o Museu de Zoologia, pelo telefone (48) 3431-2573. Para facilitar a chegada dos estudantes à unidade, o objetivo é proporcionar, quando possível, auxílios como transporte e lanches. Nesta primeira edição, a empresa União de Transporte foi parceira.

Além de adquirir conhecimento, os presentes nesta data especial também conheceram as condições de ingresso, possibilidades de bolsas de estudos e tudo que envolve o estudante da Universidade. O diálogo foi realizado pela equipe do Programas de Relacionamento da Instituição.

A chegada da Unesc em Araranguá

A presença da Universidade e de toda a sua expertise em Araranguá se ampliou no dia 24 de setembro. Agora, a região que já conta com a estrutura da Instituição, espera pela “Cidade Universitária”, um bairro completo planejado a partir de tendências mundiais.

A ação é resultado de uma parceria com a Weber Empreendimentos e promete movimentar não só o setor educacional, mas toda a economia da região, contribuindo fortemente com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do Extremo Sul catarinense.

Os alunos que chegam à atual Unesc Araranguá deparam-se com uma estrutura de excelência, com salas de aula, auditório, laboratórios de informática, espaços para criação, salas que dinâmicas que se transformam de acordo com a necessidade da troca de informação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 31 de outubro de 2019 às 12:16
Compartilhar Comente

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância

Cursos de Gestão entregam doação para a Casa da Infância
Ação faz parte da 16ª edição do Desafio Empresarial (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A aula desta quarta-feira (30/10) dos acadêmicos dos cursos de Gestão da Unesc foi marcada por uma atividade especial. Alunos e professores estiveram reunidos no espaço do projeto Quintas Culturais para a oficialização da entrega de doações arrecadadas pelo grupo em prol da Casa da Infância. A ação faz parte da 16ª edição da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial, projeto tradicional dos cursos de Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos que une a aplicação de conhecimentos na prática e a solidariedade.

Nesta edição o Desafio Empresarial leva a temática “Gestão Social – por um futuro melhor” e tem como entidade beneficiada escolhida a Casa da Infância, instituição beneficente que atende atualmente 26 crianças em situação de vulnerabilidade social em Criciúma.

Foram entregues aos representantes da instituição um total de 234 itens de material esportivo, 354 de material de limpeza e 1.938 de material pedagógico, que serão utilizadas nas atividades com as crianças atendidas.

Na próxima semana, entre os dias 4 e 8 de novembro, serão realizadas as atividades do Desafio Empresial, que se encerrará com um almoço beneficente no sábado, dia 9 de novembro. O evento ocorrerá no Bairro da Juventude ao meio dia e terá como cardápio paella de carnes brancas e yakisoba de carnes e legumes. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente com os acadêmicos dos cursos.

Mais informações podem ser obtidas por meio da coordenação dos cursos de Gestão, no telefone (48) 3431.2760.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 22:26
Compartilhar Comente

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial

Unesc recebe Jornada Regional de Patrimônio Industrial
Fotografia histórica mostra Maria Fumaça e trabalhadores na Ponte das Laranjeiras, em Laguna. Mesma travessia que hoje faz a ponte Anita Garibaldi Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral interessados em aprender e debater sobre Patrimônio Cultural estarão reunidos na Unesc, de 6 a 8 de novembro. Isto porque a Universidade sediará a primeira Jornada Regional de Patrimônio Industrial, evento voltado ao Sul do país, envolvendo profissionais de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul. O encontro é promovido pelo Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias, pelo Curso de História e pelo Cedoc (Centro de Documentação), em parceria com o TICCIH – Brasil (Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial), recebendo apoio financeiro da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

De acordo com o coordenador do curso de História da Unesc e integrante da comissão científica do evento, Tiago da Silva Coelho, estarão em Criciúma para a Jornada pesquisadores de todo o país. “No total serão apresentados aproximadamente 40 trabalhos ao longo dos dias de evento, que receberá ainda palestrantes de São Paulo e Minas Gerais”, destaca.

O foco das discussões, conforme Thiago, envolverá temáticas que interessarão ao público da região, já que englobará questões como indústria, mineração e ferrovia.

A temática oficial do evento foi dividida em Patrimônio Industrial, arquitetura e preservação; Patrimônio Industrial, arte e representações audiovisuais; Patrimônio Industrial, meio ambiente e paisagem cultural; Patrimônio Industrial, museus e acervos e Patrimônio Industrial e memórias do trabalho.

Esta é a primeira vez que a jornada é realizada no Sul e, conforme Thiago, representa a preparação para um evento nacional programado para 2020 e para outra ação internacional, prevista para 2021.

A programação completa para os dias de Jornada Regional pode ser encontrada no site www.unesc.net/patrimonioindustrial. A entrada para as atividades é gratuita, porém aqueles que precisarem do certificado oficial de participação deverão pagar uma taxa de R$10. As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no dia dos eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de outubro de 2019 às 21:52
Compartilhar Comente

A história da música segue em destaque na Unesc

A história da música segue em destaque na Unesc
Evento é aberto ao público e gratuito, mediante inscrição (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A relação entre a música e as transformações da sociedade seguem em pauta no Ciclo de Palestras: História da Música. Promovido pela Sala Edi Balod da Unesc, o evento teve seu segundo encontro na tarde desta quarta-feira (30/10) e superou as expectativas com lotação máxima, sendo transferido para o mini auditório do Bloco O.

As palestras, ministradas pelo doutor em música Clairton Rosado, estão abordando o assunto em quatro encontros, de forma dinâmica e conectando a teoria a acontecimentos que marcaram a história. “A música, além de ser capaz de influenciar na conduta das pessoas de forma individual, pode transformar grandes massas. Ela envolve o que há de mais íntimo, as emoções, resultando em guinadas da sociedade”, explicou. 

Rosado também está abordando a história da música ocidental. “A proposta é observar e estudar um panorama do repertório da música, como e onde ela nasceu, como ocorreu e a sua evolução ao decorrer dos anos”, conta.

Gratuito e aberto ao público, as demais atividades ocorrerão nos dias 6 e 13 de novembro, com limite de vagas. Para estar presente, o interessado deve preencher o formulário. Clique aqui.

O conteúdo das palestras pode ser acompanhado no link de inscrição. O palestrante também disponibilizou uma playlist com as músicas que serão abordadas no evento.  

Clairton Rosado é doutor em Música e Composição pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Artes e Música pela USP (Universidade de São Paulo), bacharel em Música e Composição também pela UFRGS.  Foi professor e tutor à distância da UnB (Universidade de Brasília), UAB (Universidade Aberta do Brasi), e parecerista do MinC (Ministério da Cultura). Atualmente é parecerista do FAC/DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), para a área de música, ópera e musicais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de outubro de 2019 às 16:40
Compartilhar Comente