AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ambulatório de Fibromialgia da Unesc recebe emenda parlamentar para aquisição de equipamentos

Ambulatório de Fibromialgia da Unesc recebe emenda parlamentar para aquisição de equipamentos
Deputado Kennedy Nunes esteve na Universidade formalizando o repasse (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A saúde da região recebeu uma ótima notícia na manhã desta quinta-feira (28/1). O deputado estadual Kennedy Nunes, esteve na Unesc para formalizar o repasse de R$ 200 mil, por meio de uma emenda em benefício do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, projeto desenvolvido pela Universidade em parceria com a prefeitura de Criciúma. O recurso deve ser liberado em abril e será destinado à compra de equipamentos como ultrassom, aparelhos de laser e macas para o atendimento dos pacientes.

Em um encontro com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta e membros da gestão universitária, o deputado salientou a importância do trabalho desenvolvido na Unesc em prol da saúde das pessoas com fibromialgia. Durante a sua fala, o deputado se comprometeu a direcionar, em 2022, outra emenda ao projeto. “Penso que é um piloto para o Brasil. Por isso estamos aqui, para que possamos enviar algum tipo de ajuda. Este é um ambiente de pesquisa, e a doença e seus tratamentos precisam da quebra de tabus. A nossa intenção é que este projeto possa beneficiar ainda mais pessoas”.

A reitora da Unesc enfatiza o agradecimento da comunidade acadêmica e regional ao gesto do deputado. “A aquisição destes novos equipamentos decorrentes desta emenda parlamentar serão fundamentas à continuidade deste projeto. O deputado ainda sinalizou novas possibilidades de apoio a nossa Universidade e isso é muito importante para a manutenção dos serviços que a Unesc oferece para a comunidade e que também conferem espaço de construção acadêmica para nossos estudantes”, afirma a reitora da Unesc. 

A coordenadora do Ambulatório de Fibromialgia, Mágada Tessmann, afirma que os recursos irão colaborar muito com a qualificação do atendimento realizado. Segundo ela, o ambulatório oferece atendimento à saúde de maneira integral. O que o ambulatório propõe não é apenas uma consulta médica. Isso acontece à medida que for necessário, mas o paciente recebe atenção de uma equipe multiprofissional, com profissionais como nutricionista, psiquiatra, educador físico, fisioterapeuta, cirurgião dentista e enfermeiro. A proposta é que cada paciente tenha um projeto terapêutico singular, discutido pela equipe e pelo paciente. As práticas não são estáticas e o processo é avaliado continuamente”, explica Mágada. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2021 às 16:16
Compartilhar Comente

Pesquisa liderada pela Unesc sobre sequelas da Covid-19 recebe recursos da BRF

Pesquisa liderada pela Unesc sobre sequelas da Covid-19 recebe recursos da BRF
Estudo avalia possíveis danos ao organismo causado pelo o vírus Sars-CoV-2 (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

O estudo multicêntrico sobre os danos que a Covid-19 pode causar no organismo de pessoas que desenvolveram a doença, liderado pelo professor doutor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol, conta com recursos da multinacional do ramo alimentício BRF. O apoio financeiro é de cerca de R$ 280 mil e foi formalizado à Universidade e ao líder da pesquisa no fim de 2020.

 No ofício encaminhado, representantes da BRFHub (braço de inovação aberta da BRF que procura conectar a empresa com novos estudos e tecnologias) afirmam que as parcerias formalizadas pela empresa têm, como principal objetivo, fortalecer ações humanitárias e de desenvolvimento social e local. “Acreditamos no poder da ciência nacional e trazemos pesquisadores e startups para nossos programas. Temos buscado ativamente alternativas inovadoras para combater a Covid-19 e, ao analisar mais de 40 iniciativas de combate à pandemia, identificamos que o estudo que tem sido coordenado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense poderá contribuir e beneficiar a sociedade de maneira geral”, reforça a Companhia. 

 Dal Pizzol explica que o projeto visa monitorar um grupo de 300 pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 tanto durante a internação hospitalar até 1 ano após, para avaliar a mortalidade e as consequências da doença, como incapacidade pulmonar, neurocognitiva e conexões do sistema nervoso central. O professor da Unesc afirma ainda que os pesquisadores irão calcular também os dias de vida de cada paciente que foram perdidos por conta do novo coronavírus.

 “Com o apoio financeiro da BRF, o projeto “Estudo prospectivo e multicêntrico dos fatores preditivos de mortalidade hospitalar e carga de doença da Síndrome Respiratória Aguda Grave”, que havia sido contemplado em 2020 pelo edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ganhou um valioso recurso extra para fazer algumas análises nos sobreviventes da Covid-19 que não estavam inicialmente previstas no escopo”, afirma Dal Pizzol.

O projeto é liderado pelo professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS), Felipe Dal Pizzol, e tem a participação de pesquisadores e profissionais de diversas instituições: Hospital São José e da Unimed, de Criciúma; Hospital Nereu Ramos e Hospital Universitário (HU), de Florianópolis; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Hospital das Clínicas, de Porto Alegre; Universidade da Região de Joinville (Univille); Hospital Regional de Joinville e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Caçador.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2021 às 16:13
Compartilhar Comente

Na linha de frente do combate à pandemia, Enfermagem está no rol de profissões mais valorizadas nos próximos anos

Na linha de frente do combate à pandemia, Enfermagem está no rol de profissões mais valorizadas nos próximos anos
Atuação dos enfermeiros chamou a atenção da sociedade para a importância deste profissional (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Enfermagem se depara com um desafio que talvez tenha sido o maior das últimas décadas: a pandemia de Covid-19. A situação exigiu uma resposta rápida dos profissionais, que, ao se colocar na linha de frente do combate ao coronavírus, passaram a chamar mais a atenção, afinal, são os enfermeiros que estão em contato direto com os pacientes, tanto os suspeitos quanto os confirmados com a doença. Devido também ao protagonismo da Enfermagem nos últimos tempos, a profissão tem passado por uma valorização maior e assim, figura com destaque entre as carreiras do futuro.

Sabemos que a Enfermagem não pode ser resumida ao atendimento a pacientes. Vale lembrar que no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) há mais de 140 especialidades profissionais registradas. Assim, além do cuidado direto com as pessoas, o profissional da área pode gerenciar equipes, orientar grupos de trabalho e atuar como pesquisador ou professor, por exemplo.

Mas neste material, vamos focar nos aprendizados e oportunidades que a Covid-19 trouxe para esta carreira. Para isso, conversamos com a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc e ex-coordenadora das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC), Ioná Vieira Bez Birolo.

Segundo Ioná, o profissional de Enfermagem está 24 horas do dia, os 365 dias do ano ao lado do paciente em todos os lugares onde há o cuidado em saúde. “Ele não recua momento algum e está preparado técnica e cientificamente para atuar na linha de frente, como tem acontecido ao longo da pandemia”. A seguir, a coordenadora do curso de Enfermagem da Unesc traz um panorama atual da profissão e perspectivas para o pós-pandemia.  

Agência de Comunicação da Unesc – Quais têm sido os desafios da área nos últimos meses?

Professora Ioná Vieira Bez Birolo – A Enfermagem enfrentou e ainda enfrenta os desafios inerentes a pandemia, como o caráter desconhecido da doença, a falta e em alguns casos o desconhecimento do uso dos EPIs, o medo do contágio, o distanciamento, criar habilidades para utilizar novas ferramentas de comunicação e lidar com as perdas de pacientes e com a situação da família.

Mas os enfermeiros tiveram também o desafio de estar onde ninguém gostaria de estar, de enfrentar o desconhecido sem ter a certeza de que eles e os familiares estariam em segurança. Há ainda as condições dos locais de atendimento e da sobrecarga de trabalho. Estes profissionais precisam administrar o tempo todo o sentimento de impotência diante de um cenário com muitos fatores desconhecidos e complicadores.

Agecom – A pandemia trouxe mais visibilidade à Enfermagem?

Professora – Sabíamos que em 2020 a profissão estaria em evidência, pois foi o ano definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Ano Internacional da Enfermagem, mas não esperávamos que junto com este reconhecimento viria tão importante atuação do enfermeiro em um momento pandêmico. O cenário atual aumentou muito a visibilidade e o respeito para com a Enfermagem em todo o mundo, que mesmo com todas as campanhas possíveis, provavelmente não ocorreria.

Com a pandemia, a sociedade passou a enxergar a Enfermagem, falar sobre a profissão, elogiar, agradecer e aplaudir os profissionais. 

Agecom – Então podemos afirmar que haverá uma valorização maior da Enfermagem no pós-pandemia?

Professora – Acreditamos que sim e esperamos que a sociedade continue reconhecendo a Enfermagem como a profissão essencial ao cuidado e à saúde de todos e em todos os lugares. Esperamos que no pós-pandemia os profissionais conquistem novos direitos e possam atuar cada vez mais e melhor em prol da comunidade.

Agecom – Neste contexto, qual a importância de profissionais qualificados para atender a população?

Professora – O mundo do trabalho depende de profissionais qualificados. São estes que impulsionam o fortalecimento da profissão e a qualidade da assistência com seu preparo técnico e científico, pensamento crítico reflexivo, aptidão para empreender, pesquisar e multiplicar boas práticas assegurando uma assistência de Enfermagem segura, livre de danos e com excelência.

Agecom – Como a Unesc pode colaborar com esta qualificação?

Professora – Com sua estrutura física excelente, professores qualificados e proposta pedagógica inovadora, a Unesc forma enfermeiros generalistas com competência (habilidades, atitudes e conhecimento) para gerenciar as equipes de Enfermagem e desenvolver cuidado de excelência.

Como ingressar

O curso de Enfermagem da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de janeiro de 2021 às 09:02
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá recebe lideranças para articulações de novos projetos

Unesc Araranguá recebe lideranças para articulações de novos projetos
Diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, liderou reuniões nesta quarta-feira (27/1) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O ano de 2021 já é de ritmo acelerado na Unesc Araranguá. Além das visitas realizadas nesta terça-feira (26/1) pela equipe da Universidade na região do vale, nesta quarta-feira (27/1) o dia de também foi de agenda cheia com foco na articulação de novos projetos. Desta vez quem esteve em encontro com a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, foi a secretária de Turismo de Arroio do Silva, Itaionara Recco e o diretor de Esportes de Araranguá, Aurélio Ferreira Espíndola.

Na conversa com Itaionara, conforme Izabel, foram vislumbradas inúmeras possíveis parcerias focadas no desenvolvimento do setor de turismo da cidade e da região. “Foi um encontro muito produtivo e cheio de ideias que têm tudo para dar certo. A secretária está muito interessada em fomentar o turismo e conta com o apoio de projetos da Universidade para concretizar esses objetivos”, salientou Izabel.

Na oportunidade a diretora da Unesc Araranguá apresentou à secretária o projeto Mentoring Turismo, uma edição especial de um projeto de empreendedorismo já existente, mas desta vez focado no turismo da região. “A Itaionara se mostrou pronta a colaborar na busca e no incentivo de empreendedores locais à participação no projeto. Acredito que o turismo precisa ser baseado no tripé formado por iniciativa pública, privada e a comunidade e é isso o que buscamos através dessas parcerias”, acrescenta a diretora.

Esporte em alta

Já no encontro com o diretor de Esportes de Araranguá, Aurélio Ferreira Espíndola, a diretora ouviu e ponderou possibilidades sobre os projetos voltados ao incentivo do esporte em todas as suas dimensões. “Também já pudemos desenhar possibilidades de ações que beneficiarão a cidade e a comunidade através da secretaria e da Universidade”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2021 às 19:35
Compartilhar Comente

Programa Acolher da Unesc é contemplado com emenda parlamentar

Programa Acolher da Unesc é contemplado com emenda parlamentar
Deputados Tati Teixeira e Maurício Eskudlark fizeram o anúncio em reunião com a reitora Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Programa Acolher da Unesc, que visa cuidar da saúde emocional e psíquica da comunidade interna e externa da Universidade, buscando em suas ações a promoção e prevenção do adoecimento da saúde mental, recebeu um importante incentivo para a continuidade de seus atendimentos. Na manhã desta quarta-feira (27/1), os deputados estaduais Tati Teixeira e Mauricio Eskudlark, estiveram na Universidade para fazer o anúncio oficial da emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para a aquisição de equipamentos, capacitação de profissionais e atendimento.

Em reunião com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta e com membros da gestão universitária, os deputados falaram sobre a importância da iniciativa. “As pessoas querem ser ouvidas e precisam ser acolhidas. Esta iniciativa da Unesc é muito importante e com certeza teve o seu papel reforçado ainda maior durante a pandemia”, afirmou Eskudlark que firmou um novo convênio e garantiu à Unesc o aporte de mais R$ 300 mil reais (R$ 150 mil em 2021 e R$ 150 mil em 2022, além dos R$ 150 mil anunciados nesta terça-feira). 

A deputada, responsável pelo direcionamento da emenda para o programa, afirmou não ter dúvidas quanto à assertividade destes recursos. “Temos um carinho muito grande pela Unesc e sabemos de sua importância para toda a região. Este olhar humano que a Instituição tem para as pessoas faz toda a diferença”.

A reitora da Universidade comemorou a emenda atual e a futura e salientou a importância desta percepção dos agentes públicos para a Instituição e o seu trabalho. “Para nós, este recurso tem uma dimensão muito grande e significa uma possibilidade de fortalecimento das ações. O Acolher é um programa criado com foco na saúde mental dos nossos estudantes e de todos os munícipes do sul catarinense que durante a pandemia passou também a acolher pessoas de toda a comunidade. Somos imensamente gratos a vocês por este olhar para a nossa Unesc e para as pessoas que podem ser atendidas e acolhidas pelo programa”.

O Acolher completou 1 ano de vida em outubro de 2020 e ano passado realizou atendimentos a toda a comunidade do Sul e Extremo Sul catarinense. Durante os 12 meses de 2020, os profissionais do Acolher realizaram mais de 2.200 atendimentos. O trabalho realizado durante a pandemia por estes dois projetos foi reconhecido pela Câmara de Vereadores de Sombrio, que nesta terça-feira (26/1) entregou uma Menção Honrosa para a reitora.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de janeiro de 2021 às 18:35
Compartilhar Comente