AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vivercom possibilitará experiências muito além da teoria

Vivercom possibilitará experiências muito além da teoria
Projeto será realizado em 11 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Estudantes da Unesc levarão informação e cidadania para os munícios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a partir do projeto Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) entre os dias 18 a 22 de fevereiro. Segue até sexta-feira (1º de fevereiro) as inscrições para os acadêmicos de graduação e pós-graduação que tiverem interesse em vivenciar esta experiência especial.

Para esta primeira edição do projeto, conforme o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, estão confirmadas as participações dos municípios de Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Ermo e Passo de Torres, em Santa Catarina, e de Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul e Torres, no Rio Grande do Sul.

A ação, idealizada pela diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, promoverá dias de intensas atividades nos municípios por meio de oficinas ministradas pelos alunos das diferentes áreas do conhecimento. Os temas que serão trabalhados dentro das comunidades, de acordo com Rafael, irão desde cuidados com o meio ambiente, empreendedorismo na comunidade, oratória, primeiros socorros e saúde em geral, além de questões como expressões artísticas e esportes dos mais variados. “Nossa ideia é envolver os alunos de diferentes cursos em prol de um bem comum. Temos certeza de que serão dias intensos e transformadores para quem participar”, destaca o assessor.

Podem participar do Vivercom: Alunos dos cursos de Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidades, Ciências e Educação; Ciências, Engenharia e Tecnologia, além dos alunos pertencentes aos cursos de Especialização, Mestrados e Doutorados.

O edital, a ficha de inscrição e mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site www.unesc.net/vivercom.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de janeiro de 2019 às 16:02
Compartilhar Comente

Formação Continuada para Docentes prepara professores da Unesc para ano letivo

Formação Continuada para Docentes prepara professores da Unesc para ano letivo
Nesta edição o programa abordará a temática Educação Superior no Século 21 e o futuro das profissões (Foto: Divulgação) Mais imagens

Enquanto os calouros e veteranos não iniciam as aulas em 2019, a Universidade e os professores se preparam para fazer um semestre cada vez melhor. A Unesc organiza mais uma edição do programa de Formação Continuada voltada aos seus professores. O evento ocorrerá no dia 18 de fevereiro, às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse com o painel “A Educação Superior no Século XXI e o Futuro das Profissões”.

O programa de Formação Continuada busca discutir e aprimorar a docência em sala de aula e neste ano a principal atividade faz parte da ação Trajetórias, que tem como foco tratar do conjunto de linhas percorridas pelos docentes durante a formação, com o sentido de caracterizar os percursos, vivências e sensações dos professores.

Em 2019, no Ano 2, a Formação Continuada seguirá da temática “O Toque”. O painel trará à discussão assuntos voltados à Educação Superior no século 21; O futuro das profissões e a pedagogia universitária e as relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O painel contará com a participação do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco, do Rio Grande do Sul, e do professor Rodrigo Capelato, de São Paulo.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o painel marca a abertura do semestre letivo de 2019. “Ele vai contemplar uma importante análise do ensino superior no século 21, seus desafios, perspectivas e problemáticas”, explica.

As inscrições já estão abertas através do link. “É fundamental a participação de todos os docentes uma vez que a Formação Continuada é prerrogativa para uma práxis docente articulada com os diferentes saberes que a contemporaneidade nos exige. O conhecimento é dinâmico e o programa é uma das oportunidades que a Unesc oferece aos seus docentes para atualização, socialização e produção de novos conhecimentos”, completa o diretor.

Programa de Formação Continuada

O novo formato do programa, lançado em julho de 2018, busca promover um espaço de conhecimento para os docentes, fortalecendo a indissociabilidade entre as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão e norteando as ações de formação de professores para o exercício da docência na educação superior.

“O Programa tem o objetivo de desestabilizar os trajetos que se constituem como planos sedimentados e lineares, possibilitando atravessamentos e dando lugar ao hibridismo e à abertura de fronteiras, a partir dos quais os saberes se redesenham e as práticas se reinventam”, comenta Feldhaus.

Entre as etapas desenvolvidas pela Formação, estão Trajetórias, Itinerários, Caminhos, Localização e Lugares de Formação. As ações da Formação Continuada são coordenadas pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio das Diretorias de Ensino de Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e também pela Assessoria Pedagógica Universitária.

Conheça os painelistas

Sérgio Roberto Kieling Franco possui graduação em Psicologia e em Filosofia, além de mestrado e doutorado em Educação. Atualmente, é professor na Faculdade de Educação, dos programas de pós-graduação em Educação e em Informática da Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Franco já foi membro do CNE (Conselho Nacional de Educação) e vice-presidente da Câmara de Educação Superior do mesmo Conselho; presidente da Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior); e presidente da Unirede (Associação das Instituições de Educação Superior Públicas para a Educação a Distância).

Também foi pró-reitor de Graduação; secretário de Educação a Distância; diretor da Faculdade de Educação e diretor do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da UFRGS. Entre os assuntos abordados por Franco, está a Educação com ênfase em Psicologia Educacional.

Rodrigo Capelato é diretor executivo e de assuntos econômicos do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) e sócio da Expertise Educação. Possui graduação em Economia, MBA em Tecnologia da Informação e em Administração.

É coordenador do Sindata (Sistema de Informações do Ensino Superior Privado); Membro da Comissão de Aperfeiçoamento do Fies (Financiamento Estudantil); membro do CC-Pares (Conselho Consultivo do Programa de Aperfeiçoamento dos Processos de Regulação e Supervisão da Educação Superior); e do Geies (Grupo de Estudo sobre Indicadores de Educação Superior) do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Capelato é professor dos cursos de pós-graduação Gestão e Direito Educacional pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e Gestão Universitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É coordenador de diversos estudos e pesquisas como Perfil do Aluno de Iniciação Científica; Mapa do Ensino Superior no Brasil e A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 31 de janeiro de 2019 às 15:00
Compartilhar Comente

Excelência da Unesc é reconhecida com Selo OAB Recomenda

Excelência da Unesc é reconhecida com Selo OAB Recomenda
Premiação nacional reconhece os melhores cursos de Direito do país (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc figurou em lugar de destaque em nível nacional ao receber, na tarde desta quarta-feira (30/01), o Selo OAB Recomenda, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, na capital federal. Com orgulho, a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta e o coordenador do curso de Direito, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, receberam em mãos a premiação. O título da Ordem é entregue para as principais instituições de ensino superior do país após avaliação criteriosa do resultado em seus cursos de Direito.

Conforme o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, em suma, o objetivo principal da OAB com este selo é incentivar a formação de advogados e advogadas capazes de garantir de forma eficiente o acesso da sociedade à justiça, que é um direito fundamental do cidadão, garantido pela Constituição Federal de 1988. “O Curso de Direito da Unesc, por sua vez, tem atuado de forma específica na formação dos seus estudantes, tanto para a advocacia, quanto para o exercício de outras profissões jurídicas, como a docência e a atuação como agente público. Receber o Selo, portanto, nos traz o compromisso de manter essa qualidade de ensino e, antes de mais nada, mostrar o reconhecimento de um trabalho. Essa deferência chega como boa surpresa, com o sentimento de lastro, como consequência de trabalho e dedicação e nos destaca, já que pouco mais de 10% dos cursos de Direito do país estão aqui hoje”, salienta o coordenador.

A premiação, para a reitora, é fruto do trabalho de todo o time da Unesc, que inclui professores dedicados, acadêmicos, reitoria e todos que fazem parte do seu universo. “Estamos muito contentes por fazer parte deste momento e receber esse reconhecimento nacional em relação à qualidade do nosso ensino jurídico. O Selo OAB Recomenda aumenta a nossa responsabilidade em continuar no caminho da excelência e ampliar todas as possibilidades para que novos selos como esse possam ser obtidos pelo nosso curso. Nossos professores, nossos alunos, nosso Centro Acadêmico de Direito e a coordenação de nosso Curso estão de parabéns. Dos mais de 1.500 cursos de Direito do Brasil, apenas 161 receberam esta indicação de excelência”, destaca Luciane.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de janeiro de 2019 às 17:45
Compartilhar Comente

Alunos Design de Produtos da Unesc participam de desafio com foco no varejo

Alunos Design de Produtos da Unesc participam de desafio com foco no varejo
Curso e Casa Valdinei firmaram uma parceria para a realização de atividades com os estudantes (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Design - ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, começou o ano firmando parceria com mais uma empresa da região para envolver estudantes em um desafio. Nesta semana, o curso e a Casa Valdinei, especializada em móveis, tecidos e complementos de decoração, iniciaram o desenvolvimento do projeto que será realizado com os calouros ao longo do primeiro semestre de 2019. O objetivo é já introduzir os alunos da primeira fase no universo do design e incentivá-los a produzirem ideias com o foco no varejo.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, a Casa Valdinei é uma empresa com tradição e renome no mercado e o contato dos acadêmicos com ela, agregará à formação profissional. “Vamos desenvolver um projeto de baixa complexidade por se tratar da primeira fase do curso, mas já introduzindo os alunos aos processos produtivos e despertando neles o olhar para as ferramentas e tecnologias utilizadas pelo designer. Além disso, eles também poderão observar a área de marketing de produto”, conta.

A arquiteta e urbanista e sócia da Casa Valdinei, Luciana Marangoni, afirma que o desafio aos estudantes da Unesc incluirá uma aula prática na loja, onde ela vai falar sobre os produtos, mercado de trabalho, marketing e clientes. “A visita e a palestra na empresa já irão mostrar a eles um olhar diferente sobre a profissão e sobre a realidade do mercado”, comenta.

Segundo Luciana, o objetivo é aproximar os estudantes da realidade do varejo e estimular a criatividade já no início do curso. “Esperamos criações inovadoras dos alunos e é claro, o engajamento de todos, inclusive do público consumidor. Além de um excelente design, o produto precisa ser vendável”.

Além da Casa Valdinei, o curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, possui parcerias com empresas de diversos segmentos e com atuação em diferentes mercados como a Ceusa Revestimentos Cerâmicos, a Intelbras Telecomunicações, a Vudalfor Calçados, a Schaefer Yachts (maior estaleiro do Brasil), a Uatt Presentes Criativos, a Klein Schein Móveis e Decorações, a Ostec Segurança Virtual, a Artisan Móveis e Decorações, a Ludolê Brinquedos Pedagógicos, a Giro Presentes, a Cribras Embalagens, a Coofanove (Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Nova Veneza) e a Vista Alegre, de Portugal (uma das mais renomadas fabricantes de porcelana do mundo).

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de janeiro de 2019 às 17:35
Compartilhar Comente

Unesc conta vagas em aberto para estágios e cargo efetivo

Unesc conta vagas em aberto para estágios e cargo efetivo
Necessidade principal é de profissional para a área de Web Design (Foto: Guilherme Hahn) Mais imagens

Neste início de 2019, a Unesc tem oportunidades especiais para quem quer mudar de rumos profissionais. Isso porque o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Universidade está selecionando profissionais para integrarem o time de colaboradores da Instituição com vagas em aberto para estágios e cargo efetivo.

O Processo Seletivo aberto para contratação efetiva é para a função de Web Designer para o setor de EAD com carga horária de 20 horas semanais. Entre os requisitos para os candidatos estão: ser estudante de ensino superior nas áreas de Artes Visuais, Web Design ou afins; possuir conhecimento em Corel Draw, PhotoShop, Illustrator; além de desejável conhecimento em Fireworks, Flash e Dreamweaver e experiência em criação de imagens, cenários, layouts, animações, tratamento de imagens, vídeos e outros. O prazo de inscrições para a vaga segue em aberto até o dia 4 de fevereiro e os currículos podem ser enviados para o e-mail curriculo@unesc.net com o título “Web Designer EAD”.

Já para as vagas de estágio, as áreas em necessidade são mais variadas havendo oportunidade para estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Administração, Letras, Pedagogia, Direito e Arquitetura e Urbanismo.

Oportunidade única

A chance de vivenciar o dia-a-dia dentro de uma grande Universidade como a Unesc, conforme a gestora do DDH, Vania Menegalli, é uma oportunidade que deve ser vista como única pelos candidatos. “Trabalhar em uma Universidade proporciona ao profissional a ampliação do contato com a comunidade acadêmica e com todo o mercado regional. Essa vivência é capaz de abrir horizontes e de despertar um crescimento incrível”, comenta.

O DDH da Unesc atende pelo telefone (48) 3431.2695 e e-mail dh@unesc.net e recebe também currículos de acadêmicos em outras áreas para possíveis novas vagas abertas no futuro.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de janeiro de 2019 às 15:02
Compartilhar Comente (1)