AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Em visita à Unesc, diretores da Acic se surpreendem com a estrutura da Universidade

Em visita à Unesc, diretores da Acic se surpreendem com a estrutura da Universidade
Visitantes conheceram de perto o trabalho no IParque, nas Clínicas Integradas e na reitoria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com o objetivo de alinhar cada vez mais o trabalho desenvolvido dentro da Universidade com o mercado da região, a Unesc recebeu, nesta segunda-feira (25/03), diretores da Acic (Associação Empresarial de Criciúma) em uma visita guiada por diversos espaços da Instituição. Os visitantes puderam conhecer de perto as atividades e a estrutura do Iparque, das Clínicas Integradas e da Reitoria. Ao final do “tour” os comentários e as expressões mostravam, quase que de forma unânime, a surpresa ao ver e tomar conhecimento de forma mais profunda sobre a dimensão da Universidade.

A primeira parada do grupo foi no Iparque, onde foi apresentado a alguns dos laboratórios que detém tecnologias, pesquisas e conhecimentos que norteiam os estudos nos sete cursos de engenharia da Unesc, além do laboratório de Design, peça chave na formação dos acadêmicos do curso de Design de Produto, e demais espaços voltados à produção de conhecimento. Os olhares atentos dos empresários presentes mostraram o interesse e a admiração pela tecnologia empregada em cada um dos espaços, especialmente ao tirarem dúvidas quanto à aplicabilidade dos estudos ali realizados em prol de seus próprios negócios.

Já o segundo momento foi de visita as Clínicas Integradas da Universidade, espaço que une aprendizado e serviço à comunidade em prol da saúde e do bem-estar. Por lá, mais olhares satisfeitos com o que viam, dúvidas sanadas e comentários admirados. Ao fim da visita, os empresários foram recebidos na Sala de Reuniões da reitoria para um momento de confraternização e avaliação.

Para o presidente da Acic, Moacir Dagostim, o tempo investido nas horas de visita pelos espaços da Unesc foi extremamente válido. “Me sinto honrado pelo dia de hoje, por ter a reitora dessa Universidade como nossa diretora da Associação também e por pertencer a uma região que possuiu uma instituição como essa. Sentimos aqui a presença não só de uma grande estrutura, mas de uma equipe engajada para mostrar a nós empresários todo o potencial existente nessa Universidade. Saio muito feliz ao ver tudo isso e pelas parcerias futuras que ainda serão firmadas entre as duas instituições”, destacou.

A avaliação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, que também acompanhou toda a visita e fez questão de participar de cada apresentação, é de mais um passo dado para a aproximação cada vez maior da comunidade com o universo da Unesc. “A presença da Acic conhecendo a estrutura da Unesc demonstra o comprometimento de empresários com o desenvolvimento da nossa região, uma vez que a educação é o eixo articulador deste desenvolvimento e o cenário propício à inovação. Estamos muito satisfeitos e felizes com a visita, pois temos vivido o cotidiano da Instituição e estamos muito focados em colocá-la no lugar de destaque que, por sua estrutura e sua capacidade pedagógica, ela merece ter”, avaliou.

Surpresas positivas

O empresário Manoel Pinto Moreira esteve pela primeira vez no Parque Tecnológico da Unesc nesta segunda-feira, por meio da visita dos diretores da Acic. Encantado com o que viu, Manoel não deixou de participar e interagir ao longo de todo o percurso e destacar suas surpresas positivas a cada novo local adentrado. “O que vi está muito além do que imaginava encontrar. Vi no Iparque e nas Clínicas instrumentos, maquinários, pessoas, serviços, tudo de primeiro mundo. Isso é uma verdadeira preciosidade que temos ao nosso lado e que eu ainda não conhecia”, comentou.

Além de todo o material apresentado ao longo da visita, na visão do empresário Edmilson Zanatta, outro detalhe especial chamou a atenção: o orgulho de cada um dos colaboradores ao apresentar seu local de trabalho. “Nós vimos muitos brilhos nos olhos. Esse sentimento de orgulho, de pertencimento, é algo difícil de se conquistar e que faz toda a diferença no resultado”, destacou.

Ao revisitar o Iparque e a estrutura da Unesc, a ex-professora e colabora da Universidade e atual diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato, não escondeu o sentimento de satisfação. “Esse é um ambiente apaixonante, pulsante. Fiquei 20 anos aqui dentro e pareceram não passar. Estou muito feliz por ter visto de perto hoje a evolução das instalações, especialmente do Iparque, local que há muito tempo não visitava. É lindo ver o cuidado de todos os espaços por aqui”, pontuou Maria Julita.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de março de 2019 às 23:46
Compartilhar Comente

Unesc recebe Conferência Municipal da Saúde

Unesc recebe Conferência Municipal da Saúde
Evento inicia nesta terça-feira no auditório Ruy Hülse (Foto: Guilherme Hahn) Mais imagens

O desenvolvimento de políticas públicas de saúde relacionadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) e as prioridades em saúde em Criciúma serão temas da 9ª Conferência Municipal de Saúde, evento realizado na Unesc. A iniciativa, que acontece a cada quatro anos, é coordenada pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Criciúma. O evento é aberto ao público e ocorrerá nesta terça-feira (26), a partir das 17h, e quarta-feira (27), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Auditório Ruy Hülse.

Interessados em participar da conferência municipal podem se inscrever no local do evento ou por meio do site. “É fundamental a participação das pessoas, pois o evento é um espaço democrático onde vamos avaliar, planejar e fixar ações que interfiram, de forma positiva, na qualidade dos serviços de saúde ofertados na rede pública municipal”, comenta a nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde e integrante da comissão organizadora da conferência, Ana Paula Aguiar Milanez.

Conforme a nutricionista, o grande tema da conferência municipal é: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’. O assunto será o foco principal de uma palestra ministrada pela diretora do Instituto Maria Schmitt (IMAS), Mirian Késia Labs de Lima. A profissional é graduada em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Durante o evento, propostas para qualificar os serviços de saúde em Criciúma serão formuladas e encaminhadas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde e 16ª Conferência Nacional de Saúde. Os representantes do município na etapa estadual e nacional da conferência também serão eleitos. “O SUS é importante na vida das pessoas e merece ser discutido de forma democrática. Esperamos que a comunidade não perca essa oportunidade de participar da conferência municipal”, destaca Ana Paula.

Programação da 9º Conferência Municipal de Saúde:

Terça-feira (26/03)

17h - Credenciamento/café

18h - Abertura

18h45 - Aprovação do Regimento

20h15 - Palestra: ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS’

21h15 - Debate

21h45 - Encerramento

Quarta-feira (27/03)

8h - Credenciamento

8h30 - Orientação para os trabalhos de grupos

9h - Discussão e construção das propostas

12h - Intervalo

13h30 - Apresentação e votação das propostas

15h30 - Leitura das moções

16h - Eleição de delegados

17h - Encerramento/café

Colaboração:  Jhulian Pereira / Prefeitura Municipal de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de março de 2019 às 16:35
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Inscrições abertas para 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos
Durante o evento ocorrerá o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. O evento é organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc e acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de maio na Universidade. Esta edição reunirá professores, pesquisadores e estudantes para discutir o tema Educação e Formação Humana. Durante o seminário, também ocorrerá o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc.

O Seminário tem o propósito de servir como um espaço para debates relevantes sobre a educação em relação à formação na sua plenitude, com foco na dimensão humana na perspectiva histórico-crítica e multicultural. Além disso, reconhecer a complexidade social e cultural em tempos de escassez de recursos, incertezas políticas e o viés mercantilista da formação profissional.

O evento tem ainda o objetivo de apresentar os resultados dos estudos que se tem produzido no PPGE, dentro das Linhas de Pesquisa: Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos; Formação e Gestão em Processos Educativos; e Educação, Linguagem e Memória, discutindo as metodologias, referenciais teóricos e refletir sobre o estado da arte da pesquisa em educação.

A programação conta com rodas de conversas, encontro dos egressos, apresentações de trabalhos e o lançamento do livro “Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios”, que tem a organização do Prof. Dr. Antônio Serafim Pereira, da Unesc, e do Prof. Dr. Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago da Compostela), da Espanha.

Os interessados em realizar as inscrições devem acessar o site oficial do evento e escolher a aba “Inscrições”.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de março de 2019 às 16:10
Compartilhar Comente

Unesc doa equipamentos de informática para Presídio Regional Sul

Unesc doa equipamentos de informática para Presídio Regional Sul
Entrega foi realizada na tarde desta segunda-feira (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) da Unesc realizou, na tarde desta segunda-feira (25/3), uma doação de equipamentos de informática para o Presídio Regional de Criciúma. Entre os itens doados estão um computador, um monitor, mouse, teclado e uma impressora.

Os itens doados serão destinados para a sala de Saúde do Presídio. De acordo com a agente penitenciária Ana Cláudia Assis Zanelatto, eles supriram uma demanda do setor odontológico. “Os equipamentos irão colaborar para o bom andamento dos trabalhos dos profissionais, já que até então era necessário ir até outros setores com computador para seguir com o atendimento”, comenta.

A entrega foi realizada pela supervisora do HelpDesk, Luciane Búrigo.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de março de 2019 às 14:58
Compartilhar Comente

Unesc contribuiu no Grupo de Trabalho da Secretaria de Regulação da Educação Superior

Unesc contribuiu no Grupo de Trabalho da Secretaria de Regulação da Educação Superior
Iniciativa é vinculada ao Ministério da Educação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pró-reitora acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, contribuiu para os diálogos do Grupo de Trabalho da Seres (Secretaria de Regulação da Educação Superior), ligada ao Ministério da Educação. O evento ocorreu de 18 a 22 de março.

O grupo, formado por representantes nomeados pelo MEC (Ministério da Educação), atua na avaliação de reconhecimento e renovação de cursos de graduação. A iniciativa também contribuiu no credenciamento de instituições de ensino superior nas modalidades presencial e a distância.

Para a pró-reitora, participar deste grupo é uma oportunidade de ampliar conhecimentos e qualificar processos de gestão. "Estamos habituados com o processo de avaliação sob perspectiva da instituição de ensino superior, por meio dos processos de avaliação de graduação e institucional. Ter contato com a perspectiva do Ministério da Educação possibilita uma ampliação do olhar e qualificará nossos processos internos", afirma Indianara.

Seres

A Secretaria é responsável por coordenar as políticas da educação superior, autorizando, reconhecendo e renovando o reconhecimento de cursos de graduação, sequenciais, presenciais e à distância.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de março de 2019 às 11:51
Compartilhar Comente