AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Integrantes da Missão Vale do Silício discutem ações de inovação para o Sul do Estado

Integrantes da Missão Vale do Silício discutem ações de inovação para o Sul do Estado
Reunião ocorreu nesta sexta-feira na Sala dos Municípios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os integrantes da Missão Vale do Silício do Senac/SC estiveram reunidos nesta sexta-feira (20/9), para debater ações de inovação para o Sul do Estado. As reflexões e ideias surgiram a partir das experiências vivenciadas pelos integrantes da comitiva catarinense ao longo de cinco dias de visitas técnicas a empresas, instituições de ensino e órgãos públicos sediados na Califórnia, nos Estados Unidos.

No início dos trabalhos desta sexta-feira, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, sugeriu que cada participante da missão fizesse um relato do que mais chamou a atenção nos locais visitados para depois dar início aos debates. Segundo ele, as experiências na cultura do Vale do Silício e o contato com as tendências internacionais em inovação e educação foram de grande valia e serão compartilhadas em prol de toda a região.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, ressaltou que o ecossistema observado no Valei do Silício é muito dinâmico e envolve a articulação entre empresas, poder público e universidade. Especificamente, no setor educacional, Fabris destacou que existe uma flexibilização nos modelos pedagógicos e a uma forte parceria entre universidade, empresas, aceleradoras e startups. Destacou ainda que a evolução tecnológica será ainda mais intensa nos próximos anos. Cidades inteligentes, automóveis autônomos, diagnósticos médicos ainda mais precisos, inteligência artificial e supercomputadores estarão cada vez mais presentes na sociedade.

O prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, chamou a atenção para o fato de o PIB (Produto Interno Bruto) gerado na Califórnia, especialmente com a ajuda das empresas de tecnologia, ser maior que o do Brasil e sugeriu que fosse pensado em uma articulação entre Legislativo e instituições de ensino para a regulamentação e o incentivo da instalação de startups nos municípios da região.

Já o diretor de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, levantou o pragmatismo do comportamento empresarial no Vale do Silício e a abertura ao diálogo e a rapidez nas respostas, além do fato de o poder público estar empenhado em atrair negócios. “Lá temos um mercado maduro, com uma visão de querer mudar o mundo e não apenas a sua cidade. É um projeto global que se inicia pelo local”.

A reunião contou ainda com a participação do assessor de inovação da Unesc, Paulo Priante; das assessoras da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Melissa Watanabe e Merisandra Côrtes de Matos; do vice-prefeito de Forquilhinha, Felix Hobold; do diretor da Ápice 360, Lucas Borges; do diretor do Senac Criciúma e Araranguá, Alexandre Bevilacqua Meneguetti; do representante da rede Bistek Supermercados, Felipe Ghislandi; dos vereadores de Criciúma, Aldinei João Potelecki e Júlio César Kaminski e do diretor de Tecnologia de Informação da prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan.

Visita técnica ao Vale do Silício

A comitiva da Missão Técnica Vale do Silício do Senac/SC realizou visitas técnicas e reuniões entre 9 e 13 de setembro, dialogando com executivos e especialistas das áreas de tecnologia e inovação, além de lideranças. A Unesc foi representada na missão pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, e pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo.

Na agenda da comitiva estiveram locais como a Embaixada Brasileira em São Francisco; o Departamento de Comércio dos Estados Unidos; a GSV (Global Silicon Valley), empresa com a finalidade conectar organizações e indivíduos; a Salesforce especializada no desenvolvimento de softwares sob encomenda principalmente voltados à área de vendas e relacionamento com os clientes; as empresas NVIDIA, a Bay Brasil, uma unidade da Nasa.
A Universidade de Santa Clara, Udemy, que mantém uma plataforma de cursos on line, e Pipefy, que criou um software on line e customizável de gestão de processos também estiveram no roteiro No roteiro da visita técnica ainda esteve a Universidade de Stanford e a Roku, empresa que promove a integração entre diversos sistemas de TV Digital.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Unesc é parceira da Semana Nacional do Trânsito

Unesc é parceira da Semana Nacional do Trânsito
Neste sábado, uma carreata passou pela Universidade e seguiu até o Parque das Nações Cincinato Naspolini (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc foi um dos pontos de partida de mais uma atividade da Semana Nacional do Trânsito. Neste sábado (21/9) uma carreata fez parte do seu trajeto pela Universidade, levando a conscientização para a comunidade acadêmica e comunidade externa. O comboio saiu do Parque dos Imigrantes, no distrito de Rio Maina, passou na Instituição e seguiu pela Avenida Centenário até o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, onde realizou outras atividades alusivas à causa.

As atividades da Semana iniciaram na última quarta-feira (18/9) e contam com diversas ações realizadas em prol da segurança e conscientização do trânsito. De acordo com o coordenador da Equipe Multi-Institucional, Almir Fernandes, o objetivo é de intensificar as ações educativas para o trânsito. “O formato desta mobilização visa a instrução do trânsito e conscientizar as pessoas sobre esta causa”, comenta. Ainda conforme Fernandes, somente em 2019 já foram registrados 48 mortes em acidentes de trânsito na Amrec (Associação de Municípios da Região Carbonífera).

A Unesc é parceria da causa, visando a conscientização da comunidade interna e externa. “A Universidade leva a sério a conscientização, tanto que diversas reformas estruturais ocorreram no campus visando atuar nesta causa, como por exemplo as ciclo faixas e as vagas especiais nos estacionamentos. Além disso, nossos acadêmicos, docentes e colaboradores devem ser promotores da prevenção no trânsito”, enfatiza a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago Saleh. “Na Universidades temos muitos condutores e também formadores de opinião que podem compartilhar a conscientização”, complemente Fernandes.

As demais instituições parceiras da iniciativa são: GGI/M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), Conselho Comunitário de Segurança, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, IGP (Instituto Geral de Perícias, Detran/SC (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina), Governo do Município de Criciúma, DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte), Agentes de Trânsito, CenterCamp Assessoria de Trânsito, Autoescola Sucena e Sest Senat.

Acompanhe a programação da Universidade na Semana Nacional de Trânsito:

26/9 - Rosa de Conversa: deficiência adquirida – no Palco das Quintas Culturais – 17h

26/9 - Blitz educativa – Campus da Unesc – 18h

1/10 - Ação do Nupac junto aos motoristas da Unesc, do Iparque e dos ônibus – Clínicas Integradas – 17h30

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 21 de setembro de 2019 às 11:21
Compartilhar Comente

Unesc recebe atividade Bootcamp

Unesc recebe atividade Bootcamp
Atividade reuniu aproximadamente 70 alunos no Bloco Administrativo (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc recebeu, na noite desta sexta-feira (20/9), o Bootcamp, atividade alusiva ao evento Startup Weekend Criciúma. Apresentando um pouco do universo das startups aos acadêmicos, representantes do evento propuseram um desafio aos 70 participantes da ação. A temática da noite foi “Como validar um produto? Prototipa!”.

O objetivo da noite foi apresentar o tema Prototipação, qual sua importância no desenvolvimento de produtos, seus benefícios, quais tipos existem e quando utilizar cada um deles. Além de uma dinâmica prática, que envolveu os 70 alunos divididos em oito grupos, foram compartilhadas dicas e apresentadas ferramentas que auxiliam nessa etapa do projeto.

O grupo de participantes da atividade foi formado por acadêmicos de cursos como Administração, Design, Ciências da Computação e Jogos Digitais. Eles foram desafiados a levantar uma ideia sobre um aplicativo voltado à adoção de animais. Conforme um dos organizadores da ação e representante da Startup Weekend Criciúma, Mateus Generoso, o foco da atividade foi mostrar, na prática, a importância de prototipar a ideia. “É a multidisciplinaridade, a forma como ouvir a opinião das outras pessoas pode contribuir com um mesmo projeto”, salientou.

A ação foi coordenada pelas designers Gabriela Nart, Flávia Guaresi e Gabriela Macarini.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de setembro de 2019 às 22:09
Compartilhar Comente

Palestra internacional encerra seminário promovido pelo PPGD

Palestra internacional encerra seminário promovido pelo PPGD
Evento destacou na edição de 2019 a temática "Direitos Humanos, Estado Democrático de Direito e Direitos Sociais" (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A segunda edição do Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade e quarta edição da Jornada de Produção Científica em Direitos Fundamentais e Estado foram encerradas na noite desta sexta-feira (20/9). O evento, que contou com dois dias de intenso compartilhamento de conhecimento, foi finalizado com a palestra “Democracia e Direitos Humanos”, ministrada pelas professoras doutoras Alessandra Aparecida Souza Silveira, da Universidade Do Minho (Portugal), e Caroline Müller Bitencourt, da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul/RS).

De responsabilidade do PPGD (Programa de Pós-graduação em Direito) da Unesc, a ação contou com 200 trabalhos inscritos, tendo todas as regiões do país representadas, além de inscrições oriundas de pesquisadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Rondônia, Amapá, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além de Portugal, México e da China.

Antecedendo a palestra de encerramento do encontro, o coordenador-adjunto do programa, Reginaldo de Souza Vieira, fez questão de agradecer ao grupo de alunos que se engajou na organização dos eventos, fazendo a entrega de uma lembrança a cada um. De forma especial, Reginaldo fez menção à dedicação da mestranda Glaucia Borges e da secretária do Programa, Vanessa Dagostim.

Ainda ao longo da tarde a programação contou com o segundo dia de apresentação de artigos científicos na modalidade de comunicação oral.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de setembro de 2019 às 21:32
Compartilhar Comente

As pessoas como recursos que fazem a diferença será tema da palestra do CEO da Wine na Expomais 2019

As pessoas como recursos que fazem a diferença será tema da palestra do CEO da Wine na Expomais 2019
Rogério Salume estará na Expomais para detalhar a trajetória e a política da empresa, top 3 no e-commerce de vinhos no mundo Mais imagens

Mais uma edição da Expomais se aproxima e com ela uma vasta programação de palestras e atrações. O evento, que tem a Unesc como uma das cocriadoras, e que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro na Acic (Associação Empresarial de Criciúma), terá a presença do CEO da Wine.com.br, Rogério Salume. O profissional irá detalhar sua trajetória na empresa, que é top 3 no e-commerce de vinhos no mundo, e abordará a influência do fator humano na sua história de sucesso.

Desde a sua fundação, ainda em 2004 como Estação do Vinho, a Wine adota a política de ter uma equipe feliz e motivada, para satisfazer as expectativas dos clientes sem perder de vista a própria satisfação.

Mas como isso funciona na prática? Salume afirma que sendo verdadeiro. “Não adianta ter um propósito, como todo mundo está usando essa palavra, ter uma missão, uma visão, e isso não ser verdadeiro, não ser percebido e aplicado de fato por todos. É muito bonito a gente entrar numa empresa e ver todo mundo falando de propósito, de missão, mas quando você vai conversar com as pessoas, aquilo ali não se sustenta” afirma.

“Na Wine, temos um propósito muito claro, que é levar momentos de prazer aos nossos clientes, sem esquecer que o prazer passa por dentro da companhia, pelos colaboradores. Colaborador motivado, feliz, é cliente satisfeito. Não podemos inverter essa regra, porque não faria sentido”, acrescenta.

Segundo ele, a regra mágica, para a Wine, é: “os colaboradores precisam estar em primeiro lugar, para que eles possam, com essa motivação, essa felicidade real e verdadeira, colocar o nosso cliente num pedestal, num patamar em que ele nunca esteve, ser atendido da melhor forma possível. A relação é muito próxima e precisa ser muito verdadeira, honesta, e para isso essa equação tem que ser colocada em prática”, comenta.

Construção

O empresário ressalta que muitas pessoas participaram da construção da Wine, desde seu início. “Acredito de verdade que a soma das partes é maior do que o todo e que eu só tive a força, a vontade, o start, de criar um negócio inovador”, declara.

Ele afirma que espera poder passar aos presentes que uma empresa de sucesso se faz através dos seres humanos. “Usamos tecnologia, processos, inovação, olhamos para a frente, mas não podemos esquecer que, por trás disso tudo, existem pessoas, os recursos que fazem a maior diferença”, considera.

“Acredito que é assim que a gente constrói grandes empresas, muda o jogo, é isso que quero passar, e que o público pode esperar de mim: a história de uma empresa que foi construída baseada nos pilares fundamentais do relacionamento humano”, conclui Salume sobre sua participação na Expomais 2019.

Texto de colaboração: Assessoria de Comunicação – Expomais 2019

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Emanuela Damaceno Justino 20 de setembro de 2019 às 18:49
Compartilhar Comente