AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa de Desenvolvimento de Lideranças promove ação com estudantes de Araranguá

Programa de Desenvolvimento de Lideranças promove ação com estudantes de Araranguá
Alunos da Escola Professora Maria Garcia Pessi receberão orientação profissional a partir do projeto (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os alunos do Terceirão da Escola Estadual Professora Maria Garcia Pessi, de Araranguá, iniciaram, na noite desta quarta-feira (23/9), uma atividade que promete ser decisiva em suas carreiras profissionais. Eles deram o primeiro passo nos atendimentos no Programa de Orientação Profissional (POP) da Unesc, por meio do Programa de Desenvolvimento de Lideranças desenvolvido pela Unesc Araranguá.

Na primeira noite de encontros os alunos foram recepcionados de forma virtual pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e do Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Unesc Araranguá, Diogo Morais, assim como pela coordenadora do POP, Denise Nuernberg, e acadêmicos do curso de Psicologia.

Conforme Diogo, a equipe preparou uma metodologia especial de acompanhamento para a orientação profissional dos estudantes que estão encerrando o ciclo do Ensino Médio e se preparando para uma carreira profissional. “Nós bolamos um projeto especial para que seja aplicado de forma online e tenha efetividade para os participantes. Essas ações fazem parte do caráter comunitário da nossa Universidade, que quer fazer, de fato, a diferença na vida comunidade”, explicou.

Para a diretora da Escola, Sandra Vargas, o momento deve ser de muito aproveitamento por parte dos alunos, já que o colégio presa pelo oferecimento de boas oportunidades e diferenciais. “Sabemos que esse momento de escolha profissional é delicado e angustiante, mas logo será superado. Desejo que vocês aproveitem muito essa oportunidade que teremos a partir de agora. Reforço nossa fala comum na escola de que vocês são capazes e podem, sim, ingressar no curso que sonham”, destacou a diretora, que enalteceu ainda a gratidão de receber o projeto por meio da Unesc Araranguá.

Ao longo dos próximos meses os estudantes da escola participação de atividades e dinâmicas ministradas por acadêmicos de fases avançadas do curso de Psicologia, sob orientação de professores.

Além da Escola Professora Maria Garcia Pessi outras instituições integrarão o projeto. A Unesc Araranguá segue à disposição de outras instituições de ensino interessadas em oferecer o atendimento aos estudantes. Mais informações podem ser obtidas no telefone da Unidade Araranguá (48) 3444-3900 ou no Whatsapp (48) 99110-2179.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 20:31
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas

Semana Acadêmica integra programação dos 50 anos do curso de Ciências Biológicas
Atividades serão realizadas de forma virtual de 28 de setembro a 2 de outubro (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

As cinco décadas de histórias construídas no curso de Ciências Biológicas da Unesc estão sendo celebradas ao longo de todo o ano na Universidade. Em 2020 a Semana Acadêmica do curso também terá cunho especial e marcará a passagem do aniversário de 50 anos de trajetória. A programação montada para o evento será iniciada na segunda-feira (28/9) e segue até a noite de sexta-feira (2/10) com atividades acadêmicas abertas ao público em geral.

A versão comemorativa da Semana Acadêmica, conforme a presidente da comissão organizadora das celebrações de 50 anos, Mainara Figueiredo Cascaes, terá foco na divulgação científica com abordagens diferenciadas dentro da temática principais. “Vamos discutir, por exemplo, o uso da internet, das mídias, do empreendedorismo dentro da área das Ciências Biológicas”, adianta a professora, que completa que a organização das ações tem a participação do Centro Acadêmico do curso de Ciências Biológicas Chico Mendes.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site unesc.net/sacib, página na qual é possível acessar a programação completa. O convite, de acordo com Mainara, se estende não só acadêmicos de Ciências Biológicas e egressos do curso, mas a estudantes dos demais cursos da Universidade e comunidade externa.

Entre os ministrantes responsáveis pelas atividades da semana, de acordo com a coordenadora, estarão profissionais convidados de dentro e fora da Unesc. “Estabelecemos parcerias com profissionais de vários estados, o que também irá atrair visitantes de todo o Brasil para conhecer o trabalho da Universidade”, destaca.

Entre as temáticas abordadas ao longo da semana estarão “Biólogo no Mercado de Trabalho”, “A cientista que se tornou mãe: Diálogos sobre a interface entre maternagem e Ciência”, “Divulgação científica e diversidade”, “O Outro Lado da Ciência” e “Lifelong Learning”. “São abordagens bem diferentes e que trarão muito conhecimento importante para quem participar”, completa Mainara.

Visite a página da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas e confira os detalhes do evento: unesc.net/sacib.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 19:52
Compartilhar Comente

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso

Jornada de Farmácia da Unesc comemora 20 anos do curso
Evento iniciou nesta quarta-feira com a participação de profissionais e estudantes (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As comemorações dos 20 anos do curso de Farmácia da Unesc iniciaram nesta quarta-feira (23/9), com uma programação especial. A Jornada Acadêmica do curso vai celebrar as duas décadas de construção do conhecimento na área e de formação de profissionais e pesquisadores em um evento totalmente virtual e com a participação de professores, estudantes, egressos e profissionais renomados no mercado. A Jornada segue até esta sexta-feira (25/9) e terá a participação de nomes como o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, na noite de quinta-feira (24/9). As atividades realizadas ao longo de todos os períodos serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e ministradas por profissionais convidados.

As temáticas escolhidas para a semana são variadas e abrangem grande parte das áreas ligadas à Farmácia. Entre os assuntos abordados estão plantas medicinais, empreendedorismo, alimentos, técnicas específicas da área, transformação digital e cosméticos.

A palestra de abertura do evento abordou “Os serviços farmacêuticos e sua linha do tempo: Da aferição de pressão ao espaço de atendimento clínico”, com a participação do acadêmico do curso e sócio proprietário da Drogaria CrisFarma, Crispim Inácio; da farmacêutica, especialista em Farmacologia e em Saúde Coletiva e professora da Unesc, Bruna Wessler e do farmacêutico e especialista em Farmacologia e em Neurociências do Desenvolvimento e Excelência Humano, Filipe Chagas. A acadêmica da terceira fase do curso, Thifanny Fernandes, foi a mediadora da palestra virtual.

A manhã ainda teve debates com os temas “A atuação do farmacêutico como perito bioquímico” e “O que faz o farmacêutico analista clínico?”.

Formação de qualidade

Ao longo dos seus 20 anos, o curso da Unesc já graduou 887 profissionais farmacêuticos, que atuam em diversas áreas na região, de laboratórios, farmácias até indústrias. Vários dos egressos da Unesc se destacam como docentes e pesquisadores, inclusive nacionalmente.

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti ressalta a importância da formação de profissionais de qualidade para atuarem e contribuírem com a assistência farmacêutica. “O curso de Farmácia da Unesc se manteve inovador e vem se desenvolvendo não apenas em infraestrutura, mas em pessoal, o que é de extrema importância, afinal, são as pessoas que constroem cotidianamente o curso de Farmácia e a Universidade, que crescem porque cada um deixa a sua contribuição”.

A coordenadora do curso, Juliana Lora, reforça as características de transformação e renovação que o curso possui. “Hoje temos curso que aborda várias áreas de atuação do profissional e a Jornada está trazendo justamente isso. Para nós é uma alegria saber que construímos uma trajetória tão grandiosa e ela só se fez possível porque temos um time incrível de professores e acadêmicos. Esta Jornada virtual e com tantas presenças brilhantes é a prova de que somos capazes de nos reinventarmos”.

A coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Farmácia, Angela Rossato, lembra que o curso é articulado com as demandas da sociedade e da profissão. “O resultado é reflexo do todo: acadêmicos apaixonados, professores dedicados, coordenação empenhada, apoio da Instituição e um lindo trabalho que nossos egressos fazem não só na região, mas em nível nacional e mundial”.  

A presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, Gabrielly Ricken Silva, também deu as boas-vindas aos participantes do evento e salientou a importância da união para a realização da Jornada. “ A Jornada foi pensada com muito carinho para celebrar esses 20 anos de história do curso que impacta positivamente a vida de muitas pessoas”.

A programação da Jornada pode ser conferida de forma detalha no site Even3, mesmo endereço no qual devem ser realizadas as inscrições.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 15:21
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc aprendem sobre esporte e acessibilidade

Alunos do Colégio Unesc aprendem sobre esporte e acessibilidade
Aula contou com convidados especiais, com vivências pessoais sobre os assuntos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc, por meio das aulas mediadas pelas tecnologias, tem estimulado conhecimentos para além dos componentes curriculares. Estas iniciativas, que buscam o desenvolvimento humano e científico dos estudantes, ficam evidente em propostas como a do professor Luís Alberto González, da disciplina de Língua Espanhola. Nesta terça-feira (22/09) ele e seus alunos e alunas encerraram um projeto de ensino com foco no esporte e na inclusão, em um encontro especial proposto à turma do sétimo ano. 

A ideia foi desenvolvida com estudos sobre a origem e trajetória dos esportes adaptados, com ênfase aos seus benefícios. “Assim como reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência, houve a participação de dois convidados, que partilharam as suas experiências com a turma. Estiveram presentes a psicóloga do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Elisabete Gonçalves Barbosa, pessoa com deficiência visual, e o acadêmico de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, que é cadeirante”, contou González.

Durante a socialização, os alunos tiveram a oportunidade de levantar questionamentos, possibilitando uma aproximação maior da realidade.  “A conversa foi produtiva, pois os convidados possibilitaram aos alunos um olhar a partir de um ângulo diferente sobre as realidades das pessoas com deficiência, relatando alguns obstáculos com os quais se deparam no dia a dia, seja por falta de estruturas e acessibilidades ou por causa de as pessoas não entenderem a realidade delas”, completou o professor

Elisabete e Francisco também partilharam as suas vivências diárias no trabalho, nos estudos e treinamentos, por parte do estudante de Educação Física que é atleta.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 13:22
Compartilhar Comente

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com assuntos pontuais

Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc inicia com assuntos pontuais
Evento segue até sexta-feira (22/9), com diálogos sobre políticas públicas, direitos, medicalização, inclusão, educação inclusiva e muitos outros temas (Imagem: Reprodução GoogleMeet) Mais imagens

Com o compromisso de debater a questão da deficiência sobre as mais diversas óticas, a Unesc deu início a 4ª edição da Semana da Pessoa com Deficiência. Na noite de segunda-feira (21/9) o assunto foi “A importância do controle social para a garantia de direitos da pessoa com deficiência”. O evento foi realizado com participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma. Nesta terça-feira (22/9) outros três eventos deram continuidade à programação. Já realizados, encontros sobre “Avaliação biopsicossocial da deficiência”, “Fibromialgia e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde” e “A patologização e a medicalização da infância: problematizando as dificuldades escolares” estiveram em destaque. 

O intuito da Semana é de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate. “Em nossos eventos discutimos questões de cultura, trabalho, educação e saúde, entendendo essa diversidade que é trabalhar e atender as pessoas com deficiência. O dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Comemorada desde 1980, virtualmente neste ano, diante do contexto pandêmico, podemos alcançar um público para além de Santa Catarina. Tivemos 150 inscrições de pessoas da Bahia, Mato Grosso, Brasília e vários outros lugares”, destacou a assistente social do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Priscila Schacht Cardozo.

Como proposta inicial, uma perspectiva histórica do protagonismo das pessoas com deficiência foi apresentada. Desafios, conquistas e perspectivas nortearam o primeiro momento. Ainda na noite de abertura, a presidente do CODEC (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Rindalta de Oliveira, compartilhou as ações e projetos futuros do Conselho, uma das poucas iniciativas neste modelo presente nas cidades do Sul de Santa Catarina. O encontro também contou com a contribuição do médico psiquiatra Giovani Rizzo.

Após a abordagem de cada convidado, o público teve a oportunidade de interagir com questionamentos e ponto de diálogo. O evento virtual, até o fim da Semana, ainda promove diálogos sobre políticas públicas, direitos, medicalização, inclusão, educação inclusiva e muitos outros temas. 

Na Universidade, por meio de políticas públicas municipais, estudantes com deficiência têm bolsa integral para buscar a profissionalização e a inclusão no mercado do trabalho. A inscrição para a Semana pode ser feita com um simples cadastro. 

A Semana tem o apoio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina), CODEC (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e ANFIBRO (Associação Nacional de Fibromiálgicos).

Confira a programação: 


Quarta-feira (23/9) 

8h30: O papel do RH na inclusão das pessoas com deficiência no mundo do trabalho. 

11 horas: Grupo de escuta para pessoas com fibromialgia.


Quinta-feira (25/9)

10 horas: Os direitos das pessoas ostomizadas.

17 horas: A trajetória escolar da pessoa com deficiência: discutindo a inclusão na escola.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente