O Programa Acolher da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC é vinculado à Reitoria e Pró Reitoria Acadêmica (PROACAD) e à Gerência de Atenção aos Estudantes. O programa visa cuidar da saúde psicológica/emocional e psíquica dos estudantes, buscando em suas ações a promoção e prevenção do adoecimento da saúde mental.

O PROGRAMA ACOLHER é um espaço de escuta, acolhida e cuidado com a vida dos estudantes da UNESC. Tem o objetivo de auxiliar o acadêmico a refletir sobre seu percurso de VIDA reconhecendo suas potencialidades, planejando seu futuro e desenvolvo habilidades emocionais necessárias para lidar com as realidades pessoal, familiar e social. Acolhimento pontual e estendido, escuta qualificada, psicoterapia breve individual, práticas integrativas e complementares em grupos, além de grupos terapêuticos, psicoterapêuticos e operativos estão entre as principais atividades do ACOLHER UNESC.

O Acolher tem em sua proposta de ação a sistematização das experiências de acolhimento/atendimentos internos da Universidade, contando com ações articuladas pela equipe da Residência Multiprofissional de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UNESC, integradas aos setores internos e externos da Universidade, dentre eles: NUPREVIPS, SAMA, Clínicas Integradas da UNESC, NEAB, Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, assim como a Rede de Atenção à Saúde dos Municípios.

A origem das demandas e acesso ao programa acontecem, por meio de encaminhamentos e busca espontânea. Os estudantes poderão ser encaminhados pelas seguintes estruturas da instituição: PROACAD, SAMA, NUPREVIPS, DCES, CA’s, Coordenação de Cursos, Professores, Clinicas integradas da UNESC, Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, NEAB, Diretoria de Ensino, Assessoria de Gabinete/Reitoria, Central de Atenção ao Estudante e Colégio UNESC.

Deste modo, o estudante, dentro do seu percurso de formação, poderá procurar os serviços psicológicos mediante seus sofrimentos e conflitos decorrentes de suas demandas, onde, por meio de avaliação profissional, poderá identificar a interferência de sintomas emocionais e sentimentos que estão intervindos de modo significativo no seu cotidiano e, por vezes, no próprio rendimento acadêmico. Alguns dos sintomas que podem comprometer a vida pessoal, social e acadêmica dos estudantes são:

E por que procurar pelos serviços do PROGRAMA ACOLHER?

Assim, a Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, sempre atenta à formação que oferece aos estudantes, entende que sua responsabilidade não finda somente nas ações de ensino e pesquisa, mas também estabelece a conexão com a extensão como uma ação inovadora e de caráter humanizado para com os nossos acadêmicos.

Estudante, venha fazer parte deste CUIDADO PELA VIDA.

Contato

Veja como chegar

Acesse o mapa e veja como chegar em nossas estruturas

Conheça a Unesc

Clique aqui e saiba mais sobre a Unesc.