50 Anos do Curso de Matemática

Cinco décadas transformando realidades ao compartilhar conhecimentos

Cinco décadas transformando realidades ao compartilhar conhecimentos
Mais imagens

Primeiros cursos instalados, Matemática, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Pedagogia, da Unesc completam nesta semana 50 anos de história (Fotos: Mayara Cardoso)

Existem muitas formas de mudar para melhor a vida de alguém e uma delas é compartilhando conhecimento, oferecendo oportunidades. Essa foi a maneira escolhida pela professora Karine Luiz Calegari Mrotskoski, que há mais de dez anos concluiu sua graduação em Matemática na Unesc e, por meio da bagagem adquirida na Licenciatura, já atingiu centenas de alunos com os saberes matemáticos e suas aplicações no dia a dia. Ela é apenas um, dos milhares de exemplos de pessoas que saíram da Universidade e mudaram realidades ao seu redor ao longo dos 50 anos dos primeiros cursos instalados na Unesc: Matemática, Ciências, Desenho e Pedagogia, atualizados e em atividade até os dias atuais como Matemática, Ciências Biológicas, Artes Visuais e Pedagogia. A assinatura do Decreto de número 66.229, que marcou oficialmente o início dos trabalhos nos cursos, completou suas cinco décadas nesta semana, sendo lembrada com carinho e entusiasmo pelo que ainda há de vir no futuro.

Ainda enquanto adolescente o desejo de Karine era escolher uma profissão pela qual pudesse impactar a vida de alguém e, os resultados que colhe hoje, mostram que seu objetivo se tornou real. Atualmente a egressa é professora concursada nas redes municipal e estadual de ensino, destacando-se pela implantação de projetos inovadores. “Foi na graduação, na qual eu recebi os ensinamentos com foco na didática de ensino, que me dei conta da importância da função do professor na nossa sociedade e isso, desde então, foi o que mais me motivou a fazer a diferença na vida dos alunos”, pontua.

Karine implantou na rede municipal os chamados Clubes de Matemática, ação com foco em atividades no contraturno escolar pensada para aperfeiçoar o conhecimento do ensino regular. “O resultado foi surpreendente. De um Clube instalado passamos a ter 22 na cidade. A partir desse ano a ideia será ampliada para os Clubes de Língua Portuguesa. Não é fácil mudar o cenário que temos hoje, mas são passos assim que nos fazem acreditar em uma mudança”, completa a egressa.

A história profissional da egressa e de tantos outros exemplos conhecidos e acompanhados pelo curso, conforme a coordenadora Elisa Netto Zanette, é motivo de orgulho e, principalmente, motivação para continuar exercendo o papel de transformar vidas por meio da educação. “A matemática está presente em tudo, é a base de todas as ciências, de todas as artes e demais tecnologias. Temos orgulho de multiplicar o conhecimento em torno dessa disciplina, oportunizando que nossos acadêmicos atuem não só nas salas de aula, mas também em organizações das mais diversas com o domínio do conteúdo e estratégias de resolução de problemas”, aponta Elisa.

Mais informações: http://www.unesc.net/portal/reitoria/blog/10/0/2/2020/5

19 de fevereiro de 2020 às 14:19
Compartilhar Comente